Já todos os portugueses sabem que junho é o mês das festas. Quer seja em Lisboa ou no Porto, nada melhor do que a música popular a tocar em todas as esquinas e uma sardinha no pão na mão, enquanto se festeja os Santos Populares. Entre amigos, família ou até mesmo desconhecidos, a festa faz-se em todo o lado, e esta quarta-feira, 12 de junho, é a capital do País que se enche de portugueses e estrangeiros para fazer a festa acontecer.
Em jeito de celebração de Santo António, o santo mais popular de Lisboa, a antecipação ao feriado de 13 de junho começa logo no início da semana - pelo menos para o feriado, porque os festejos dos Santos Populares começam logo em maio. Todas as ruas se enfeitam com decoração verde e vermelha, manjericos em todas as varandas e um cheiro a sardinhas e bifanas em todos os passeios, sendo esta a altura preferida de muitos lisboetas.
Sendo os Santos Populares sinónimo de marchas, assados, caldo verde e muita música, a alegria e a boa disposição não vão faltar, e a MAGG reuniu alguns dos locais mais carismáticos para celebrar a véspera de Santo António. E sim, antes (ou depois) de se sentar à mesa num destes arraiais, pode sempre ver o desfile das marchas populares na Avenida da Liberdade, como manda a tradição.
Dos Santos à Campolide, que vão estar na freguesia até dia 15, até ao Arraial da Misericórdia, passando ainda pelo Lumiar, que leva Melão e Maria Leal ao palco do arraial na noite de quarta-feira, veja quais os locais onde ainda é possível ir fazer a festa nesta véspera de feriado (e quem pode ver pisar o palco neste dia).