Acaba agosto e o verão já começa a dar sinais de querer ir pelo mesmo caminho. Para esta quarta-feira, 1 de setembro, está prevista trovoada para dez distritos que estão sob aviso laranja emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Já sob aviso amarelo estão 12 distritos devido à previsão de aguaceiros, por vezes fortes, que poderão ser acompanhados de granizo.

Quer o aviso laranja, quer o alerta amarelo, mantêm-se até às 21h desta quarta-feira, 1, sendo que no primeiro caso — emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado — diz respeito aos distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra e Braga.

O novo casaco da Zara é sustentável e uma tentação para os fãs de ténis
O novo casaco da Zara é sustentável e uma tentação para os fãs de ténis
Ver artigo

A possibilidade de trovoada deve-se à aproximação de uma "depressão isolada em altitude" a Portugal continental, diz o IPMA citado pelo jornal "Observador", que pode também provocar aguaceiros e granizo previstos para os concelhos em alerta amarelo: Bragança, Viseu, Évora, Porto, Guarda, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Portalegre e Braga.

Os aguaceiros poderão ser mais fortes durante a tarde no interior norte e centro de Portugal continental, distritos que serão favoráveis à ocorrência de trovoada e granizo.

O IPMA alerta ainda para o facto de a trovoada poder reunir as "condições atmosféricas para a formação de rajadas convectivas, que poderão ser localmente fortes e sem rumo definido", diz em comunicado, apelando para que sejam tomadas precauções no sentido de amenizar os danos causados pelo granizo, precipitação forte e ventos fortes.

Quanto às temperaturas, lá se vai o calor de verão, uma vez que o IPMA anunciou que esta quarta-feira haverá uma descida da temperatura máxima, exceto na faixa costeira ocidental, com o termómetros a chegarem até aos 31ºC em Santarém.