
Este domingo, 8 de junho, foi um autêntico dia de verão. Esta segunda-feira, 9, apesar de grande parte do País estar sob um céu nublado, o calor continua a não estar para brincadeiras, havendo inclusivamente sete distritos com aviso amarelo e temperaturas a chegarem aos 38ºC. Mas será que vai ter a mesma sorte no feriado que está aí à porta?
Então, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o Dia de Portugal, que se celebra esta terça-feira, 10 de junho, vai ser pautado por "aguaceiros, acompanhados de trovoada, em especial no norte e centro e a partir da tarde, onde podem ser por vezes fortes". Aliás, até há distritos sob aviso amarelo por causa disso.
No total, são 10 os distritos que estão sinalizados pela chuva e pela trovoada que está prevista: Viana do Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Guarda, Aveiro, Viseu, Coimbra e Leiria. Estes avisos entram em vigor já esta segunda-feira, 9 de junho, e são levantados, em alguns casos, na terça-feira, 10, ou na quarta-feira, 11.
Este cenário virá acompanhado de uma "descida da temperatura máxima", mas há vários distritos que continuam com os termómetros iguais ou superiores a 30ºC, nomeadamente no interior. É o caso de Évora e Beja, que são os que apresentam máximas mais altas, fixando-se nos 35ºC. Lisboa e Setúbal vão andar pelos 26ºC e o Porto pelos 29ºC.
Para quarta-feira, 11 de junho, o céu vai continuar "muito nublado", os aguaceiros vão continuar – embora "em geral fracos", mas que poderão ser "por vezes fortes e acompanhados de trovoada". A temperatura volta a descer, pelo que não haverá nenhum distrito com máximas acima dos 30ºC, sendo Beja aquele que tem a mais elevada, fixando-se nos 29ºC.