Se as suas férias só começaram agora prepare-se para uns bons dias de praia. Se voltou ao trabalho ou aos estudos, então vai ter o calor como o seu fiel amigo. O tempo quente parecia que iria dar uma trégua, mas esta semana vai provar o contrário.

“A semana de 15 a 21 de setembro terá o estado do tempo condicionado pela posição do anticiclone dos Açores”, escreveu o IPMA numa publicação no Facebook. 

“As regiões mais quentes, com valores de temperatura máxima até 37°C, serão a região Sul, a Beira Baixa e os vales do Douro, Tejo e Guadiana. Esperam-se igualmente noites tropicais no Sotavento algarvio”, continuaram. Existe aviso amarelos para diversas zonas do País, entre terça-feira, 16 de setembro, e quarta-feira, 17.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, na capital portuguesa, Lisboa, as temperaturas vão subir dos 28ºC desta segunda-feira, 15, para máximas de 32ºC e 34ºC com céu limpo maior parte da semana.Apenas no fim é que se prevê céu pouco nublado. No Porto, o sol será acompanhado com o céu pouco nublado, com os termómetros a variarem entre os 23ºC e 25ºC.

Coimbra deverá registar temperaturas máximas entre os 28ºC e os 31ºC, com céu pouco nublado a parcialmente nublado.

No sul de Portugal, o Alentejo estará sob aviso amarelo entre terça-feira e quarta-feira,  com temperaturas máximas a rondarem, principalmente, entre os 37ºC e 38ºC, podendo existir alguns  locais que podem mesmo chegar aos 39ºC e 40ºC, com céu pouco nublado. O Algarve vai contar com temperaturas máximas entre os 29ºC e 30ºC, embora algumas zonas possam ultrapassar os 30ºC de máxima.

Nas ilhas, a Madeira vai contar com aviso amarelo em alguma regiões, com as temperaturas máximas a rondarem entre os 27ºC e 28ºC, com o céu pouco nublado. No arquipélago açoriano, a previsão aponta para chuva e aguaceiros fracos a marcarem presença, e na ilha das Flores e Corvo existe mesmo a possibilidade de trovoada. As temperaturas máximas vão rondar os 25ºC e 26ºC.