Na próxima semana, o Peru celebra dois importantes feriados: o Dia Nacional do Pisco, a 27 de julho, e o Dia da Independência, a 28 de julho. Mas não precisa de ir até à América do Sul para celebrá-los – basta fazer uma reserva no Segundo Muelle, em Lisboa, ou no B'Entrevinhos, no Alentejo Marmòris Hotel & Spa, em Vila Viçosa, onde as datas vão ser comemoradas a rigor.

O restaurante da capital vai ter um jantar inspirado na cultura peruana para o Dia da Independência, com um concerto de música tradicional do grupo Takile de los Andes e um cocktail especial chamado Red de Pasión, que se assume como uma fusão de frutos vermelhos, ananás e maracujá, em homenagem ao Dia Nacional do Pisco. Estará disponível até ao final de agosto, com uma oferta de pisco sour de 22 a 28 de julho.

Além disso, o Segundo Muelle também vai contar com uma Happy Hour, onde os clientes vão poder beber dois piscos ou chilcanos ao preço de um. Esta estará a decorrer todos os dias, das 15h30 às 19 horas e das 22 às 23 horas. Mas as novidades não se ficam por aqui, porque também há pratos fresquinhos para acompanhar com a bebida.

Veja as fotos

Em causa está uma nova carta de verão, concebida para celebrar o 30.º aniversário do estabelecimento, fundado pelo Chef Daniel Manrique. Esta vai contar com pratos como tiradito de salmão, cebiche tropical, risotto norteño de camarones, aos quais se juntam novas sobremesas, das quais se destacam a trilogia peruana, que junta três doces do Segundo Muelle: a nova mousse de chocolate, o suspiro a la limeña e o tres leches.

Já no B'Entrevinhos, que está sob a alçada do chef Hugo Bernardo, a chef peruana Valeria Olivari vai ser convidada para confecionar um jantar especial no Dia Nacional do Pisco, a partir das 19 horas. O menu, à carta ou de degustação – que, neste último caso, ficará a 80€ por pessoa – inclui três entradas, dois pratos e duas sobremesas, com uma harmonização de vinhos à mistura.

Peixe fresquinho e vista para a ria Formosa. Saiba o que pode comer no novo restaurante de Noélia Jerónimo
Peixe fresquinho e vista para a ria Formosa. Saiba o que pode comer no novo restaurante de Noélia Jerónimo
Ver artigo

Uma coisa é certa: os pratos, preparados a quatro mãos, têm o objetivo de fazer brilhar o famoso pisco sour, que junta limão, açúcar, pisco e clara de ovo. Nas entradas, destacam-se, por isso, opções como o tiradito de corvina, a causa de camarão e, claro, uma das especialidades da chef peruana, que são as empanadas crocantes de polvo com chimichurri de pimentos.

A refeição continua com pratos como chupe de camarão, uma sopa cremosa deste antrópode com arroz, lombo salteado e lombo de vaca preparado em chifas. Para terminar com chave de ouro, também há sobremesas bem gulosas para degustar, como é o caso do cheesecake de banana e cacau peruano ou do cremoso de lucuma, um pequeno fruto de casca verde-escura e polpa amarela, com um cheiro e sabor adocicados, idêntico à baunilha.

Veja as fotos

No caso do Segundo Muelle, que fica na Praça Dom Luís I, em Lisboa, não precisará de reserva para experimentar as novidades – basta aparecer no horário de funcionamento do estabelecimento, que está aberto todos os dias, incluindo domingos e vésperas de feriados. Em relação ao jantar especial do B'Entrevinhos, em Vila Viçosa, as reservas devem ser feitas por telefone (268 887 010).