Durante a noite desta sexta-feira, a terra tremeu. O sismo de magnitude 4.1 na escala de Richter (considerado ligeiro entre os 4.0 e os 4.9) ocorreu pelas 00h38 e fez-se sentir tanto no Norte como no Centro de Portugal.

Rússia foi atingida por um dos 8 terramotos mais fortes de sempre desde que há registos. 4 pontos para entender o que se passa
Rússia foi atingida por um dos 8 terramotos mais fortes de sempre desde que há registos. 4 pontos para entender o que se passa
Ver artigo

O epicentro foi "a quatro quilómetros a Oeste-Sudoeste" de Celorico da Beira, distrito da Guarda, sendo que, além da Guarda, também o notaram nos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Vila Real e Viseu, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

"Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV/V (escala de Mercalli modificada) no concelho de Covilhã (Castelo Branco)", escreveu o IPMA em comunicado.

"Aveiro, Santa Maria da Feira, Mealhada, Ovar, Vale de Cambra (Aveiro), Sertã (Castelo Branco), Guarda (Guarda), Alijó (Vila Real), Cinfães, Nelas e Viseu (Viseu)" foram as localidades mencionadas pelo IPMA, que avisou ainda que, caso a situação se justificasse, emitiria novos comunicados, mas tal não aconteceu.