24 horas depois de o artista Bordalo II ter divulgado um vídeo onde se mostra a estender um tapete com notas de 500€ estampadas em plena Cidade da Alegria, recinto onde vai decorrer a Jornada Mundial da Juventude, Carlos Moedas respondeu com um vídeo semelhante. O presidente da câmara municipal de Lisboa, cidade que acolhe o evento católico, partilhou nas redes sociais um vídeo muito semelhante ao do artista plástico. De costas, o autarca caminha em direção ao palco, com um objeto na mão. Ao som de "One Love", de Bob Marley, Moedas chega ao primeiro degrau do altar-palco e desenrola um tapete onde se pode ler "bem vindo" em várias línguas.
Veja o vídeo
O tapete escolhido por Moedas para esta resposta a Bordalo II está à venda nas lojas Leroy Merlin, custa 11,99€ e é fabricado na Índia. "Agora sim, o tapete está posto. Aqui, são todos bem-vindos", pode ler-se na legenda do vídeo. A música eleita por Carlos Moedas para ilustrar este momento foi lançada em 1965 pelos The Wailers, a primeira banda de Bob Marley. O artista jamaicano, que morreu em 1981 aos 36 anos, nunca foi católico. Marley fez parte do movimento religioso rastafari, nascido na Jamaica e, em 1980, pouco tempo antes de morrer, foi batizado pela Igreja Ortodoxa da Etiópia, uma das poucas igrejas cristãs pré-coloniais da África subsariana.
Custos da JMJ já ultrapassaram os 38 milhões de euros
A três dias do arranque da Jornada Mundial da Juventude, e numa altura em que os custos com o evento já ultrapassaram os 38 milhões de euros, de acordo com o "Expresso", o clima de contestação em torno do evento católico deverá manter-se. Em entrevista ao "Expresso", Artur Bordalo (que usa o nome artístico Bordalo II), explicou as motivações por detrás do "Walk of Shame" (passadeira da vergonha, em português), que desenrolou em frente ao altar-palco situado na zona oriental de Lisboa.
"Da mesma forma que me sinto bastante injustiçado, muitas outras pessoas se sentem igual pela forma como o Estado, entidade que é suposto criar infraestruturas para proporcionar maior qualidade de vida para todos nós, decide investir numa instituição ou empresa que não precisa da nossa ajuda. Estamos todos a patrocinar uma grande ação de marketing da Igreja", explicou o artista.
A Jornada Mundial da Juventude decorre em Lisboa de 1 a 6 de agosto. O papa Francisco chega a Portugal no dia 2 de agosto e só vai estar na Cidade da Alegria, situado no Parque Tejo, nos dias 5 e 6 de agosto.