Durante o fim de semana, demos-lhe conta de que, a partir desta quinta-feira, 7 de julho, as temperaturas vão subir — e de que maneira. Em certas zonas do país, vão mesmo chegar aos 40ºC. No entanto, antes de todo este calor, parece que o frio ainda se virá despedir.
Uma depressão em altitude é a responsável por este fenómeno, que não se vai verificar por todo o território nacional. Em vez disso, há quatro distritos do interior norte e centro sob aviso amarelo: Vila Real, Bragança, Viseu e Guarda, como divulga o "Observador".
Esta depressão vai trazer chuva, ventos fortes, granizo e trovoadas, como esclareceu o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e noticiou o mesmo jornal. O período de aviso amarelo nestes quatro distritos acontece entre as 14 e as 21 horas desta terça-feira, 5 de junho.
Tais fenómenos metereológicos vão destacar-se no período da tarde de terça-feira, mas podem prolongar-se até quarta-feira, embora haja uma menor probabilidade, como relatou o meteorologista Bruno Café à Lusa, citado pelo "Observador". Este aviso amarelo é o menos grave da escala do IPMA.