Vem aí uma massa de ar polar que vai fazer com que o mercúrio dos termómetros caiam a pique. Vai haver um pouco de tudo: chuva, vento, neve e talvez até trovoada. A descida da temperatura será bastante generalizada, embora as ilhas não sejam tão afetadas.

Para esta sexta-feira, 18 de novembro, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê "aguaceiros, diminuindo de intensidade e frequência, com queda de neve acima de 1400 metros" e também um "aumento da intensidade do vento e descida de temperatura".

Panquecas de canela, red velvet e rabanadas. 3 opções de brunch quentinhos para o fim de semana
Panquecas de canela, red velvet e rabanadas. 3 opções de brunch quentinhos para o fim de semana
Ver artigo

Porém, sábado será o dia mais frio, com vento, aguaceiros e tempo nublado. A descida da temperatura (principalmente na Beira Alta, em Vila Real e em Viseu) faz com que seja provável a queda de neve escassa e suave nas áreas montanhosas, como o Gerês e a Serra da Estrela.

A temperatura máxima será de 18ºC em Faro, 16ºC em Lisboa, 13ºC no Porto e em Coimbra, 12ºC em Braga, 9ºC em Bragança e 8ºC na Guarda. A mínima será de 10ºC exceto em Lisboa, Setúbal e Faro — e chegará aos 2ºC na Guarda. Para as ilhas, não está prevista chuva e as temperaturas estarão mais altas.

No Funchal, na Madeira, prevêem-se 23ºC de máxima e 18ºC de mínima. Já para Ponta Delgada, nos Açores, são esperados 18ºC de máxima e 13ºC de mínima, tal como refere o "Público". Para a semana, é expectável que as temperaturas voltem a subir.