Este fim de semana, 18 e 19 de novembro, o tempo vai estar bom para uns passeios ao ar livre, com distritos a chegar aos 23ºC, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Mas não se habitue, porque a partir de segunda-feira, 20, o cenário muda e as temperaturas vão descer, além das noites ficarem bastante frias.
Este sábado, 18, as temperaturas máximas em Portugal continental vão oscilar entre os 16ºC na Guarda e os 23ºC em Beja, Évora e Leiria e, as mínimas, entre os 7ºC em Bragança e os 15ºC em Faro. O céu estará “pouco nublado ou limpo”, com “períodos de mais nebulosidade até ao meio da manhã e para o fim do dia”. Além disso, haverá uma descida da temperatura mínima, especialmente no norte e centro do País.
No domingo, 19, as temperaturas máximas vão oscilar entre os 16ºC na Guarda e em Vila Real e os 23ºC em Braga, Beja e Évora e, as mínimas, entre os 6ºC em Bragança e os 13ºC em Faro, Sines, Lisboa e Portalegre. O céu continuará “pouco nublado ou limpo”, “com nebulosidade e nevoeiro matinal, que poderá persistir em alguns locais". Além disso, estará vento fraco.
A partir de segunda-feira, 20, uma massa polar vai tornar os dias mais frios e as noites geladas, mas não haverá sinal de chuva. Caso haja, será no Minho ou Douro Litoral e será muito residual. As temperaturas máximas vão oscilar entre os 14ºC na Guarda e os 23ºC em Évora e, as mínimas, entre os 7ºC em Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda e os 14ºC em Faro.
O céu estará “pouco nublado ou limpo”, com “períodos de maior nebulosidade até ao meio da manhã”. Haverá também uma descida de temperatura, especialmente nas regiões norte e centro.
A meio da próxima semana, no interior norte e centro, as temperaturas noturnas atingem os 0ºC e 1ºC, em Bragança ou Guarda. Em Lisboa, por exemplo, os dias rondarão os 17ºC e as noites 8ºC e, em Évora, as máximas podem não ultrapassar os 15ºC e as mínimas caírem para os 5ºC, revela o “Observador”.