O regime de testagem gratuita a decorrer no Porto vai ser alargado. Estava previsto terminar já na sexta-feira (31), mas o agravamento da pandemia levou a Câmara do Porto a reforçar este programa até ao final do mês de janeiro. Atualmente, a cidade tem 18 centros de testagem em funcionamento.

Assegurados pela Câmara do Porto, estes postos de testagem foram criados no dia 7, visando contribuir para a segurança durante a época festiva. Estão situados em locais como a zona da Ribeira, a Baixa e o Parque da Cidade, sendo que a página da autarquia disponibiliza a localização e os horários dos mesmos.

Há limite de pessoas na mesa de Natal? Posso festejar o Ano Novo? 12 respostas sobre o que muda
Há limite de pessoas na mesa de Natal? Posso festejar o Ano Novo? 12 respostas sobre o que muda
Ver artigo

Afinal, a iniciativa não termina esta semana. O anúncio foi feito pela Câmara do Porto esta quarta-feira (29), em comunicado. Entre dia 7 de dezembro e o início desta semana (27), foram realizados, nos centros criados pela autarquia, 78 mil testes à Covid-19, como avançou a Câmara.

De acordo com o "Jornal de Notícias", neste momento existem pessoas a receber SMS a cancelar ou adiar o agendamento de testes por não haver plafond. O município liderado por Rui Moreira investiu cerca de um milhão de euros para o rastreio gratuito do mês de dezembro.

Ao "replicar a medida exatamente nos mesmos termos", voltarão a investir mais um milhão de euros em 100 mil testes. Não existe limite de número de testes por pessoa e estes "não incluem os quatro grátis (seis a partir de 25 de dezembro) que o Governo disponibiliza por mês". Pode realizá-los mesmo que não resida no Porto.

À Lusa, a vereadora com o pelouro da Educação, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, adiantou que a decisão de aumentar o período de testagem gratuita foi tomada "com base no número de testes realizados", bem como "o número de casos diários que estão a ser noticiados" e a "indicação de que, infelizmente, se vão manter em crescendo."

No mesmo comunicado, a Câmara Municipal do Porto confirmou que vai adiar o concerto dos GNR de dia 30 às 21h30 no Super Bock Arena para data a anunciar. Garantem já estar a "trabalhar para encontrar uma data que sirva ambas as partes" e "a fazer tudo para que aconteça no mesmo espaço".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.