Se é daquelas pessoas que se assusta facilmente com o ruído dos relâmpagos, temos más notícias: o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou três distritos sob aviso laranja precisamente devido a precipitação forte e trovoada. Em causa estão "aguaceiros por vezes fortes, de granizo e com trovoada, em especial no Norte e Centro", avança o boletim do IPMA.

Os contemplados com o aviso laranja, esta quinta-feira, 9 de março, foram os distritos de Porto, Braga e Viana do Castelo. A estes distritos juntam-me mais quatro, que estão ao abrigo do aviso amarelo, sendo estes Aveiro, Viseu, Vila Real e Guarda. Estes alertas do IPMA estarão em vigor até às 12 horas desta quinta-feira, à exceção de Guarda, Vila Real e Viseu, que se prolonga até às 15 horas.

Portanto, na região norte, o céu estará "geralmente muito nublado" e as abertas só se vão fazer sentir a "partir da tarde". Além disso, os aguaceiros e a trovoada vão "diminuindo de intensidade e frequência" também a partir desse período do dia. Quanto às temperaturas, no Porto, por exemplo, estas oscilarão entre os 16ºC e os 13ºC, tendência que se mantém nos dias que se seguem.

Há 25 graus no fim de semana, mas muita chuva antes de lá chegarmos. Saiba como vai estar o tempo
Há 25 graus no fim de semana, mas muita chuva antes de lá chegarmos. Saiba como vai estar o tempo
Ver artigo

Na Grande Lisboa e na região sul, o cenário não é muito diferente. A previsão do IPMA fala em céu "geralmente muito nublado" em ambos os pontos do País. Ao contrário da região norte, a chuva vai embora um bocadinho mais cedo, já que o tempo começa a melhorar a partir do "final da manhã", continua o boletim. Na capital, as temperaturas são agradáveis, registando-se 19ºC de máxima e 14ºC de mínima, assim como em Faro, onde a única diferença é a máxima, que se fixa nos 21ºC.

Nas ilhas, também o grupo ocidental dos Açores (Flores e Corvo) e o oriental (São Miguel e Santa Maria) estão ao abrigo de aviso amarelo por causa da chuva, que pode ser por vezes forte e acompanhada de trovoada até à madrugada de sexta-feira, 10 de março. Já o arquipélago da Madeira permanece sem alertas.