O aviso amarelo trata-se do risco menos grave da escala criada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), mas obriga a certas precauções, como acompanhar a evolução das condições metereológicas e tê-las em conta antes de proceder a determinadas atividades.

Esta quarta-feira, 8 de março, estão sob este aviso os distritos de Aveiro, Braga, Viseu, Vila Real, Viana do Castelo e Porto, graças à previsão de períodos de chuva por vezes forte. O alerta vai manter-se até às 15 horas e, para Viana do Castelo, Porto, Braga e Aveiro, ressurge entre as 6 e as 12 horas de quinta-feira.

Vem aí um fim de semana de 25 graus. É só aguentar esta chuva mais dois dias — veja como vai estar o tempo
Vem aí um fim de semana de 25 graus. É só aguentar esta chuva mais dois dias — veja como vai estar o tempo
Ver artigo

Este reforço do aviso amarelo para quinta-feira prevê granizo e trovoada para os quatro distritos mencionados, assim como refere o "Observador". Porém, o alerta estende-se aos distritos de Lisboa, Leiria e Coimbra graças à agitação marítima, das 12 horas de quinta-feira às 12 horas de sexta-feira.

A previsão do IPMA fala em céu muito nublado e períodos de chuva e vento por vezes forte para quarta-feira. Quinta-feira surge o granizo e a trovoada, diminuindo a nebulosidade à tarde. Durante os próximos dias, Lisboa chegará aos 18ºC de máxima e aos 14ºC de mínima e o Porto oscilará entre os 17ºC e os 14ºC.

Na sexta-feira, a Guarda vai registar 6ºC de mínima, enquanto Santarém chegará aos 23ºC de máxima, tal como o Funchal, na Madeira. Os Açores poderão contar com chuva todos os dias, de acordo com as previsões feitas pelo IPMA, que conta que a chuva abrande na sexta-feira.

É aguentar com coragem os próximos dias, porque a partir de sexta-feira, 10 de março, da parte da tarde, as nuvens deverão ter desaparecido de quase todo o território nacional e as temperaturas vão subir. Será o início de um fim de semana que se espera de primavera, com o termómetro a tocar quase os 30 graus nas regiões do sul.