É aguentar com coragem os próximos dois dias, porque a partir da próxima sexta-feira, 10 de março, da parte da tarde, as nuvens deverão ter desaparecido de quase todo o território nacional e as temperaturas vão subir. Será o início de um fim de semana que se espera de primavera, com o termómetro a tocar quase os 30 graus nas regiões do sul.
Pode ser que aquele frio mais rigoroso do inverno já tenha passado. Pelo menos é isso que indicam as temperaturas que já temos sentido esta semana, na casa dos 15 graus, e que, apesar da chuva, mostram que a Primavera está cada vez mais perto. Mas também a chuva está de partida. São esperados ainda aguaceiros em praticamente todo o território nacional até sexta-feira de manhã, mas depois as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) apontam para um céu tendencialmente menos nublado de norte a sul.
O fim de semana é que vai ser já de quase Primavera. Em especial nas regiões do Alentejo e do Algarve, as temperaturas deverão passar os 25 graus. O responsável por esta alteração é uma "subida de uma dorsal anticiclónica sobre a Península Ibérica", conforme explicou o meteorologista Jorge Pombo, ouvido pelo "Público". Na região de Lisboa, as temperaturas também deverão estar muito agradáveis, com sol e céu limpo, e os termómetros acima dos 20 graus. No grande Porto a temperatura máxima não será tão alta, e o céu poderá apresentar-se mais nublado, mas são esperadas temperaturas amenas e sem chuva.
Estas condições mais favoráveis deverão manter-se pelo menos até ao início da próxima semana, sempre com mais incidência nas zonas centro e sul do território.