Ainda estamos no verão, mas a meteorologia já nos transporta para a mudança de estação. Aguaceiros, por vezes fortes, acompanhados de trovoada e pequena descida da temperatura máxima são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para esta segunda-feira, 13 de setembro, que, devido ao mau tempo, coloca quase todos os distritos de Portugal continental em alerta laranja.

Prepare as galochas e o chapéu. Vem aí uma tempestade com trovoada e chuva forte
Prepare as galochas e o chapéu. Vem aí uma tempestade com trovoada e chuva forte
Ver artigo

O alerta laranja, que é o segundo mais grave numa escala de três, destina-se a 12 dos 18 distritos do continente ,sendo que apenas Bragança, Castelo Branco, Guarda, Portalegre, Vila Real e Viseu se encontram em alerta amarelo. De acordo com o IPMA, as trovoadas "frequentes e concentradas" são o motivo que leva os distritos a estar sob aviso até às 15h desta segunda-feira. Depois dessa hora, todo o continente fica em aviso amarelo até às 12h da próxima quarta-feira, 15 de setembro, noticia o jornal "Observador".

Até quinta-feira, 16, o tempo deverá manter-se muito instável, com "precipitações localmente fortes", particularmente em Leiria, Lisboa e Setúbal e "são expectáveis precipitações localmente fortes, com impactos significativos, em particular em meios urbanos, onde há risco de cheias rápidas, e na circulação rodoviária", de acordo com o IPMA, citado o mesmo jornal.

Relativamente às temperaturas, a previsão é de uma pequena descida de norte a sul do País. Em Évora e Beja, as regiões com a máxima mais elevada para esta segunda-feira, 13, o termómetro deverá chegar aos 29ºC, em Lisboa o termómetro varia entre os 25ºC,  20ºC, em Faro e no Porto a máxima prevista é de 26ºC e a mínima de 18ºC.

Para esta terça-feira, 14, a previsão é de que as máximas sejam mais baixas. Setúbal e Leiria serão os distritos mais quentes (24ºC de máxima), Faro, Porto e Lisboa chegam aos 22ºC.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.