A Shanghai Ranking Consultancy tem, desde 2003, elaborado um ranking global com as melhores instituições de ensino superior. O deste ano já saiu e contém seis universidades portuguesas entre as mil selecionadas. A lista é encabeçada (há 20 anos) por Harvard.
O Ranking de Xangai foi publicado esta segunda-feira, 15 de agosto. As instituições norte-americanas são líderes, estando oito delas no top 10, junto a outras duas britânicas. No total, são 39 as universidades dos Estados Unidos da América a aparecer nestas classificações. Foram examinadas 2.500 instituições.
Seis das universidades são portuguesas: a Universidade de Lisboa e a Universidade do Porto estão entre as 201 e as 300 melhores. Já a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho surgem entre as 400 e as 500 mais bem classificadas. A Universidade Nova de Lisboa e a Universidade de Coimbra estão entre os lugares 500 e 600.
Este ranking é desenvolvido tendo por base critérios como o número de medalhas Nobel e Fields (sendo este segundo o Nobel da Matemática), entre os estudantes e os professores de pós-graduação e o número de investigadores mais citados na respetiva especialidade, aponta o "Público".