A vacina contra a meningite vai ser incluída no Programa Nacional de Vacinação (PNV), e a do HPV também será administrada aos rapazes. Estas foram as duas grandes novidades reveladas por Graça Freitas, a diretora-geral da Saúde, esta quarta-feira, 30 de setembro, aquando das celebrações do aniversário do PNV.

HPV. 2 em cada 10 portuguesas estão infetadas — e os homens também são atingidos
HPV. 2 em cada 10 portuguesas estão infetadas — e os homens também são atingidos
Ver artigo

Assim, já a partir desta quinta-feira, 1 de outubro, a vacina contra a meningite passará a ser aplicada a todas as crianças que nasceram em 2019 e 2020, que devem ser vacinadas aos dois, quatro e 12 meses, avança a TSF. Em relação à vacinação contra o HPV nos rapazes,  passa a ser uma prioridade para as crianças do sexo masculino que nasceram no primeiro semestre de 2009, bem como para as raparigas.

A vacina contra rotavírus também passa a estar incluída no programa de vacinação, mas apenas para grupos de risco, e a administração só se deve iniciar em dezembro.

Na mesma conferência de imprensa, Graça Freitas afirmou que as taxas de vacinação se mantêm elevadas, depois de uma quebra no início da pandemia causada pelo novo coronavírus.