Passaram apenas cinco anos desde que lançou o blogue, nove meses desde que o transformou em site de lifestyle e agora acaba de dar uma nova vida ao nome "Frederica". Vanessa Martins aventura-se fora do digital e acaba de lançar a sua primeira revista, pensada e focada na mulher.

"Nunca foi um sonho de menina ter uma revista. Foi uma proposta que me foi feita e na qual fiquei a pensar durante algum tempo. A partir do momento em que tomei a decisão de avançar, e até ao dia de hoje, foram cerca de quatro meses", contou a empresária à MAGG.

A revista "Frederica" nasce como uma extensão do site, onde podemos encontrar vários conteúdos de lifestyle, desde receitas de comida saudável, artigos sobre mindfulness, viagens e ainda entrevistas. Yolanda Tati, youtuber e radialista, Fátima Lopes, apresentadora de televisão, Liliana Filipa, ex-concorrente da "Casa dos Segredos" e empresária, e Pimpinha Jardim, apresentadora, foram as figuras públicas escolhidas por Vanessa Martins para falarem um pouco mais de si nesta primeira edição. De uma forma mais íntima e, em alguns casos, como o de Yolanda Tati e de Liliana Filipa, num registo muito diferente do que estamos habituados a vê-las.

E dizemos primeira edição, porque a "Frederica" não ficará por aqui. "A revista é semestral e vai ter esta edição de verão e uma edição de inverno. A partir daí, não sei. Logo se verá," explica.

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Este é um desafio que Vanessa Martins considera quase como uma loucura, no meio de tantas coisas que tem a acontecer ao mesmo tempo. Mas que, ainda assim, foi possível. Não é à toa que a única coisa que podemos ler na capa, além do nome da revista, são as palavras "deveria, gostaria e poderia", com um risco por cima, e a palavra "fiz" como conclusão.

A empresária voltou a fazer. E desta vez fez aquilo que a maioria considera arriscado, tendo em conta que vivemos numa era digital. "Acho que há espaço para o papel. Há espaço para tudo. E ainda há muitas pessoas que preferem ler em papel e esta revista é muito de leitura. Não de shopping e de apelo ao consumo, como tantas outras."

Mas essa não é a única característica que Vanessa Martins vê como diferenciadora. A preocupação ambiental que a empresária e influenciadora digital tem na sua vida foi também passada para este projeto. A revista não será embrulhada num invólucro de plástico, foi feita na única gráfica em Portugal com certificação ambiental e, em caso de sobras das dez mil unidades produzidas, todas as revistas serão recicladas.

"Para mim, não fazia sentido que numa fase destas, a minha revista fosse embrulhada em plástico. Por muito que isso possa diminuir as vendas, não ia contra o que defendo. Os custos foram muito maiores para poder ter uma revista mais amiga do ambiente, mas só assim fazia sentido para mim", explicou Vanessa Martins.

A revista está disponível para pré-venda a partir desta quarta-feira, 10 de julho, no site da "Frederica", e chega às bancas no sábado, 13 de julho, com o valor de 6€.

A primeira revista começou a ser produzida em março de 2019
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