Parece que vamos ter de começar 2023 de guarda-chuva em punho, mas não muito agasalhados. Por isso, pode esperar chuva para o final deste ano e o início do próximo, já que quase todo o País se encontra sob aviso amarelo, à exceção dos distritos de Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, que estarão sob aviso vermelho.

O que significa isto? Bem, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para este sábado, 31 de dezembro, Portugal vai estar debaixo de "chuva forte e persistente no litoral a norte do Cabo Mondego", que começa já "a partir do final da tarde", lê-se no boletim. Além disso, também é esperada a ocorrência de "vento forte e com rajadas no litoral norte e centro e nas terras altas".

Mais a sul, o céu vai apresentar-se "pouco nublado", com um aumento gradual da "nebulosidade a partir da tarde". Na Grande Lisboa, o céu vai apresentar períodos de "grande nebulosidade", com "precipitação fraca a partir do final da tarde, embora com baixa probabilidade", diz o IPMA.

No Grande Porto, as previsões para o último dia do ano são menos animadoras. Isto porque, além de preverem que o céu estará "muito nublado ou encoberto a partir da tarde", é também a partir dessa altura do dia em que se farão sentir períodos de chuva "persistente e por vezes forte".

A partir de domingo, 1 de janeiro, haverá uma mudança no estado do tempo (e não para melhor). É que o mau tempo que já se faz sentir no norte vai estender-se ao resto do País. Haverá, portanto, períodos de chuva "persistente e por vezes forte" em todo o território nacional – "em especial no Norte e Centro" –, que serão acompanhados de "vento forte no litoral e nas terras altas" e "possibilidade de trovoadas". Deverá ocorrer ainda uma "pequena descida de temperatura".

Adeus, concertos e fogo de artifício. Mau tempo leva Porto a cancelar festejos exteriores de Ano Novo
Adeus, concertos e fogo de artifício. Mau tempo leva Porto a cancelar festejos exteriores de Ano Novo
Ver artigo

No entanto, as temperaturas continuarão mais elevadas do que é costume. Em muitas cidades do centro e sul de Portugal continental, como Lisboa, Beja ou Faro, a temperatura máxima estará compreendida entre os 18 e os 22 graus. Em cidades do litoral norte, como Braga e Aveiro, o termómetro poderá marcar 17 graus, segundo o site do IPMA.

Já nos arquipélagos estão previstos avisos meteorológicos verdes, com exceção de dois avisos amarelos na Madeira, na costa sul e nas regiões montanhosas, que deverão entrar em vigor no primeiro dia de 2023. E, ao contrário de Portugal Continental, vai chover mais durante este sábado, 31 de dezembro, do que no domingo, 1 de janeiro, em ambos os arquipélagos.