Esta quarta-feira, 21 de junho, começa oficialmente o verão. Apesar de a semana não começar com as condições metereológicas mais associadas a esta estação do ano e sim com chuva, na quinta-feira o cenário vai mudar com a chegada de uma onda de calor vinda do norte de África.
De acordo com as previsões, essa onda de calor vai permanecer durante algumas semanas, assim como aponta a SIC Notícias. Pelo menos até 27 de junho, refere o "Público". Esta massa de ar quente irá subir as temperaturas tanto na Península Ibérica como no sul de França.
No caso português, são esperados entre 6 a 8ºC a mais nos termómetros, consoante a região. No Vale do Tejo, no Alentejo e no Algarve as temperaturas poderão chegar aos 42ºC. No resto do País, deverão oscilar entre os 30 e os 35ºC, portanto, não se esqueça do protetor solar.
"Vamos ter também uma subida significativa das mínimas. Vamos ter noites tropicais, ou seja, temperaturas iguais ou superiores a 20 graus, nomeadamente a sul do Tejo", mencionou a meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Maria João Frada, ao "Público".
Lisboa atingirá os 36ºC no sábado e no domingo e o Porto os 31ºC no sábado. No mesmo dia, Santarém registará 42ºC e Faro 34ºC. A Madeira chegará aos 29ºC e os Açores não ultrapassarão os 24ºC na semana que marca a chegada da estação mais quente.