André Ventura entrou na campanha para as europeias e esteve na freguesia que o viu crescer, Mem Martins, Sintra. O líder do Chega acabou por protagonizar uma cena que está a gerar polémica nas redes sociais. Acompanhado por Tânger Correia durante uma ação de campanha, na segunda-feira, 3 de junho, o político passou pelas ruas da freguesia para apertar a mão dos seus simpatizantes, acenando também aos estudantes quando passou pela escola secundária onde estudou.

No entanto, no vídeo publicado nas redes sociais, o que está a gerar polémica é a atitude de André Ventura assim que passa por uma adolescente que está fora do recinto escolar. Nele, vê-se o político a acenar a cabeça para a jovem e esta a continuar o seu caminho, mas André Ventura volta atrás e puxa a adolescente para a cumprimentar com dois beijos na cara. Visivelmente desorientada, a jovem acaba por cumprimentar o político, e o ato foi bastante comentado nas redes sociais, gerando alguma controvérsia. 

“Deixem as nossas crianças. A menina que levou dois beijos e claramente não queria, não vai acusar o Ventura por assédio?”, “Na qualidade de pai de uma destas crianças, irei proceder judicialmente contra o Chega”, “Deixem as crianças longe das vossas ideologias” e "Anda um senhor suspeito a rondar as escolas, PSP" são alguns dos comentários deixados no vídeo publicado na segunda-feira à tarde no X (antigo Twitter), onde os utilizadores condenam a atitude de André Ventura. 

Sede do Chega alvo de ameaça de bomba. Suspeito já foi detido e André Ventura já reagiu
Sede do Chega alvo de ameaça de bomba. Suspeito já foi detido e André Ventura já reagiu
Ver artigo

No entanto, no Instagram, há mais comentários a favor do político, onde perguntam então “qual é a diferença entre André Ventura e Marcelo Rebelo de Sousa?”. “Sim, onde está o problema quando o nosso presidente da República beija tudo e todos?”, “Qual polémica? Mas ele assediou alguém? Vê-se mal em tudo, e se fosse o presidente Marcelo já era tranquilo?”, “Vocês problematizam tudo” e "Não sou do Chega e detesto esse fulano mas não vejo mal nenhum" são alguns dos comentários.

André Ventura esteve em Mem Martins a apoiar Tangêr Correia, cabeça de lista do Chega às eleições europeias de 9 de junho. Ainda assim, há quem comente nas redes sociais que o político roubou o protagonismo, e o "Jornal de Notícias" chega a dizer que André Ventura "ofuscou totalmente" o cabeça de lista, transformando a campanha num "momento de afirmação da sua 'persona' política". Aos jornalistas, segundo a CNN Portugal, o líder o Chega anunciou que o partido entregou na Assembleia da República várias propostas sobre a imigração, entre elas agilizar o repartimento dos imigrantes que queiram voltar ao seu país e limitar o acesso a apoios sociais.