Apesar de as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indicarem que esta sexta-feira, 7 de janeiro, vai escapar à chuva forte, as temperaturas vão mesmo chegar aos zero graus em vários pontos do País e os termómetros descer até valores negativos ao longo deste fim de semana.

A manta mais original para o frio está no Lidl — e também há um aquecedor amoroso
A manta mais original para o frio está no Lidl — e também há um aquecedor amoroso
Ver artigo

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê céu pouco nublado ou limpo em Portugal Continental, mas avança uma descida significativa das temperaturas. Os valores mais baixos registam-se na Guarda e em Bragança, onde se prevê que o termómetro marque mesmo zero graus, com as máximas a chegar aos 6 e 8 graus, respetivamente. Já com períodos de mais nebulosidade até ao meio da manhã surgem Lisboa e Porto, sendo que no norte hà risco de aguaceiros ou chuva moderada.

Na capital, a temperatura máxima vai chegar aos 15 graus, com a  mínima prevista para 8, e pode mesmo contar com períodos em que o sol de inverno se vai fazer sentir.

Os distritos de Viana do Castelo, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja, Faro e a costa norte da ilha da Madeira e Porto Santo estão sob aviso amarelo esta sexta-feira, 7 de janeiro, devido à previsão de agitação marítima. O alerta foi dado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e está em vigor até às às 18:00 de sábado, 8. 

O IPMA prevê, para esta sexta-feira no arquipélago da Madeira, céu geralmente muito nublado, períodos de chuva ou aguaceiros, mais frequentes nas vertentes norte e terras altas e pequena subida da temperatura, com o Funchal a variar entre os 16 e os 22 graus e Porto Santo entre os 16 e os 19 graus. Mas, atenção: a previsão aponta ainda para vento moderado de nordeste, sendo moderado a forte e com rajadas até 60 quilómetros por hora nas terras altas, confirma a CNN.

Mas, atenção: as previsões apontam ainda para neblina ou nevoeiro matinal, formação de gelo e geada em especial no interior norte e centro.

Com a entrada do fim de semana, à exceção de Viana do Castelo e Braga, onde há previsões de chuva fraca, pode arrumar o guarda-chuva e apostar em roupa bem quente, principalmente nas regiões do norte do País: este sábado, 8, as temperaturas voltam a cair e Braga, Viseu e Bragança esperam mínimas negativas com -1ºC; e máximas de 9.

Para o Porto, a mínima é de 3 ºC e a máxima de 13ºC, Évora regista mínima de 2ºC e máxima de 15ºC e, em Lisboa, o termómetro varia entre os 15ºC e os 5ºC. As mínimas e máximas mais elevadas encontram-se a sul, em Faro, onde a temperatura pode chegar aos 18ºC e a mínima é de 7.

Já no domingo, 9, está prevista um subida ligeira das temperaturas, mas prevê-se períodos de chuva para o norte do País, onde o termómetro varia entre os 12 graus de mínima e os 15 de máxima no Porto. O centro e sul permanecem com céu nublado, mas sem chuva, com temperaturas a oscilar entre os 8 e 16 graus em Lisboa e os 6ºC e os 18ºC em Faro.

Costa portuguesa sob aviso amarelo

A costa de Portugal continental, a costa Norte da Madeira e de Porto Santo estão esta sexta-feira, 7, e sábado, 8, sob aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, de acordo com o IPMA.

Devido à agitação marítima, as barras de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação, segundo o site oficial da Marinha Portuguesa.

Com ondas de noroeste com 4 a 5 metros, está prevista agitação marítima forte, que pode mesmo representar um cenário de risco para certas modalidades marítimas.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.