O TikTok está a ir à loucura com uma nova tendência de beleza. Não, desta vez não estamos a falar de produtos virais ou de um inovador método de aplicação dos mesmos, mas da Asoka Makeup. Esta maquilhagem tornou-se um autêntico movimento nas redes sociais – e todas as criadoras de conteúdos que publicam vídeos a levá-la a cabo conseguem angariar milhões de likes em poucas horas.

Mas, afinal, do que se trata? Bom, vamos explicar da forma mais simples que conseguimos. Ao som da música "San Sanana", da cantora Akla Yagni, as criadoras de conteúdo vão fazendo um look de maquilhagem, que vai sendo construído através de transições quase imperceptíveis (como se os produtos fossem aplicados como por magia, vá).

No fim do vídeo, depois de a cantora indiana que tem servido de pano de fundo destas produções (que podiam, por si só, ser excertos de filmes de Bollywood) fazer o seu agudo majestoso, as influenciadoras aparecem deslumbrantes com o look final: de olhos bem marcados a lábios vermelhos, passando pelo vestuário indiano de noiva, com sáris e muitas joias douradas à mistura.

Isto tem uma razão de ser. De acordo com o "Times of India", a própria tendência é inspirada no filme de Bollywood "Asoka", que remonta a 2001. O enredo gira em torno da história do imperador indiano Asoka, da dinastia dos Máurias, que governou a maior parte do sul da Ásia de 273 a.C. à 232 a.C. Uma das personagens, Kaurwaki, encarnada pela atriz Kareena Kapoor, é a grande musa inspiradora desta tendência.

asoka makeup
asoka makeup Kareena Kapoor créditos: IMDB

Dito isto, a tendência é uma espécie de homenagem a esta personagem, que "ostenta um traje indiano antigo e um eyeliner kohl arrojado" (a versão mais antiga deste produto e tipicamente árabe, diga-se), mas com um toque de noiva indiana", lê-se na mesma publicação. É por isso que a tendência também pode ser intitulada de maquilhagem de noiva indiana.

A pioneira da tendência, diz ainda a publicação indiana, foi a maquilhadora Suwarnadwipa, cujo vídeo foi publicado a 24 de março e conta com quase sete milhões de 'gostos'. Desde então, várias influenciadoras têm feito as suas próprias versões e angariado mais do triplo das visualizações e de adeptos deste conteúdo.

A Asoka Makeup ganhou imensa expressão, por exemplo, no Brasil. Caras conhecidas do digital, como Mari Maria ou Camila Pudim já aderiram, e até a atriz Juliana Paes ficou rendida à tendência, o que acaba por ser simbólico, sendo que o seu percurso profissional já tinha passado por encarnar uma personagem com raízes indianas – Maya Meetha, em "Caminho das Índias", uma novela que esteve no ar em 2009.

Em Portugal, a Asoka Makeup também já está a começar a pegar. As maquilhadoras Carina Torres e Andreia Borges publicaram as suas próprias versões nas redes sociais, onde acumularam uma panóplia de elogios. "Incrível", "fantástico", "adoro" e "está o máximo" são apenas uma amostra das apreciações (bastante positivas) que os utilizadores têm deixado nas publicações das artistas.

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Mas, tal como tudo o que acontece na Internet, nem esta tendência é isenta de polémicas. À conta dos vídeos de influenciadoras, cuja cultura não pressuponha o uso destes trajes típicos, começou a falar-se de apropriação cultural. Ou seja, o raciocínio é este: os trajes e a maquilhagem inserem-se numa cultura à qual, por serem de outras etnias, estas mulheres não pertencem — e o seu uso "leviano" pode ofender aqueles que, efetivamente, dela fazem parte.

Contudo, ainda segundo o "Times of India", também há outra forma de encarar o burburinho que se gerou à volta deste tema. "Esta tendência viral presta homenagem ao filme e também à beleza intemporal da cultura indiana e à sua influência na maquilhagem e na moda", remata a publicação.

Veja alguns vídeos.