Nos últimos anos, os cuidados capilares estavam a caminhar para o luxo. Fórmulas caras e exclusivas pareciam ser as preferidas dos consumidores, que privilegiavam a experiência sensorial que só algumas marcas mais dispendiosas conseguem oferecer. Contudo, parece que a tendência está a inverter-se e, de repente, os clássicos dos supermercados superfícies estão a voltar a conquistar terreno.

Tudo começou no TikTok, por onde já nos passaram dezenas de vídeos pelas mãos em que os utilizadores da plataforma opinam sobre o assunto. A conversa, normalmente, enaltece os champôs do supermercado – seja pelo preço ou por parecerem ter o poder de deixar o cabelo mais sedoso, brilhante e volumoso do que algumas alternativas mais clean, que têm sido a escolha de muitos nos últimos tempos.

Alix Earle, uma das rainhas do TikTok da Gen Z, que conta já com mais de 7 milhões de seguidores na plataforma, é uma das percursoras deste movimento. Tanto assim é que, num vídeo, até deixou uma questão pertinente: "Como é que quando chego a casa e uso o meu champô e condicionador Pantene fora de prazo, o meu cabelo fica mais macio do que nunca?".

Temos de confessar que sabemos perfeitamente como a influenciadora se sente, sendo que já pensámos várias vezes sobre o assunto. E isto levou-nos a uma pergunta: porque é que, enquanto sociedade, começámos a evitar os champôs de supermercado sequer? Depois de uma breve pesquisa, lembrámo-nos das razões, que podem ser resumidas a dois ingredientes – os sulfatos e os silicones (e os mitos à sua volta).

Trocado por miúdos, esta dupla foi demonizada pela onda de beleza "clean", que se espalhou nos últimos anos. Por um lado, os sulfatos são acusados de secar o cabelo e retirar a cor; por outro, os silicones ganharam má fama por acumularem resíduos no couro cabeludo. No entanto, muitas destas preocupações, nomeadamente o facto de poderem dar cancro e outros problemas de saúde, já foram desmentidas.

Ainda assim, as marcas ajustaram as suas fórmulas para remover estes ingredientes controversos e apostaram em alternativas naturais, derivadas, por exemplo, do óleo de coco. Os gigantes do supermercado não se ficaram atrás. Mas a questão que fica no ar é a seguinte: será que os champôs de supermercado conseguem competir realmente com as fórmulas de luxo?

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A resposta, ao que parece, é sim (para a maioria das pessoas, pelo menos). Afinal, a função principal de qualquer champô é deixar os fios limpos. Para isso, tanto as fórmulas mais caras como as mais económicas fazem um trabalho semelhante. A diferença reside, muitas vezes, nos detalhes – os produtos de luxo investem em experiências sensoriais, como aromas sofisticados ou texturas mais ricas.

Além disso, não nos podemos esquecer do grande objetivo das gamas de supermercado: o facto de serem pensadas para agradar a um público mais abrangente, sendo testados exaustivamente para garantir que funcionam bem para a maioria. Faz sentido, por isso, que estas marcas deem prioridade a fórmulas que proporcionem uma limpeza mais profunda – a causa de muitos dos problemas capilares do quotidiano.

Portanto, se o teu cabelo anda sem vida ou mais pesado, talvez esteja hora de reavaliar o que tem dentro do duche. Com isto, não estamos a incentivá-lo a descurar os produtos de luxo, mas a ir trocando de vez em quando – afinal, é tudo uma questão de equilíbrio. Fomos à procura de alguns champôs de supermercado para começar já a pensar no assunto e temos opções a começar nos 2,99€.

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