Que atire a primeira pedra quem nunca quis pedir socorro no outono/inverno por causa da queda de cabelo. Afinal, esta é a altura em que o couro cabeludo acusa o cansaço do ano todo e as agressões externas. A LICO Cosmetics parece ter uma solução.

O laboratório espanhol, que é conhecido pela sua abordagem científica à beleza, mergulhou de cabeça no território capilar com a sua primeira linha de haircare, intitulada Kerala Essence. E não promete ser só mais um conjunto de champô e condicionadores que parecem caídos do céu sem grande propósito. Nós explicamos.

A linha foi desenvolvida com quem percebe do assunto. Falamos da especialista capilar Helena Rodero, referência em tricologia e saúde capilar em Espanha, pelo que a proposta passa por uma rotina que alia tradição ayurvédica à mais avançada engenharia cosmética. "Queríamos criar um tratamento que fizesse mais do que nutrir ou reparar [os fios]. A ideia era rejuvenescer o cabelo", disse-nos a especialista, no evento de apresentação das novidades.

Portanto, os produtos prometem ser um tratamento anti-idade capilar, expressão que, até há pouco tempo, parecia pertencer apenas ao universo do skincare. "O cabelo envelhece tal como a pele", explica Helena Rodero. "Com o tempo, a fibra perde densidade, a raiz enfraquece, o brilho desaparece. Queríamos devolver vitalidade, corpo e força, mas com base científica e resultados reais", continua.

A inspiração veio da Índia (e não, não tem só que ver com os cabelos incríveis das estrelas de Bollywood). É de lá Amla, o ativo estrela da linha e um dos ingredientes naturais com um abismal poder antioxidante. Mas a LICO não se ficou pela natureza, sendo que a linha conta também com alfa-hidroxiácidos, como os ácidos láctico e cítrico, que fortalecem a fibra capilar e previnem a quebra.

"Trouxemos para o cabelo a lógica do cuidado ativo. Os ácidos renovam, limpam em profundidade e melhoram a textura. É quase um peeling capilar, mas gentil", admite a especialista, enfatizando, imediatamente de seguida, que a rotina é composta por três produtos, simples, mas estratégicos, que ajudam na promessa de devolver saúde ao cabelo.

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O Hair Cleanser Duo é um par de champôs pensados para trabalhar em conjunto: um com sulfatos suaves, para uma limpeza profunda, e outro sem sulfatos, para equilibrar e proteger. "O grande truque passa por alterná-los", admite Helena Rodero. “Usa-se o com sulfatos dois dias seguidos e o sem sulfatos no terceiro. Assim, o couro cabeludo respira, sem acumular resíduos nem oleosidade", continua.

Depois vem o Ultra Silky Conditioner, um condicionador livre de silicones, que promete deixar o cabelo com um efeito de seda, contando com ácido glicólico na fórmula. Contudo, a verdadeira estrela da companhia (ou da Kerala Essence, vá) é a High-Density Lotion, uma loção densificadora que a especialista garante que atua diretamente na raiz.

O porquê de tanto alarido à volta deste produto é simples. Segundo afirma Helena Rodero, a fórmula conta com "duas moléculas semelhantes ao minoxidil [conhecido medicamento usado para tratar a queda de cabelo], mas de origem cosmética, sem fármacos, além de retinol, cafeína e piroctona olamina". Estamos a perceber o potencial que promete, certo?

A aplicação também tem muito que se lhe diga. No primeiro mês, duas aplicações por dia e, depois, apenas à noite, três vezes por semana. “É importante insistir na fase inicial”, reforça a especialista, que afiança que “os resultados aparecem rápido", com o cabelo a "ganhar densidade" e com "menos fios na escova". E a fórmula, garante, é leve, não oleosa e pensada para qualquer tipo de couro cabeludo.

Em Portugal, consegue encontrar a linha no site oficial da marca. Os preços estão compreendidos entre os 23,95€, no caso de ambos os champôs, e os 43,95€, no caso da loção.

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