A 95ª edição dos prémios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood acontece na madrugada deste domingo, 13 de março, e muitos são os filmes, que até pode ver no streaming ou na televisão, e atores que estão nomeados. Todos esperam ser contemplados com a estatueta dourada, mas nem só os galardoados levam alguns brindes para casa. Nós explicamos.

Desde 2002 que a empresa de marketing Distinctive Assets, sediada em Los Angeles, Estados Unidos, distribui "swag bags" (sacos com presentes, diga-se) a todos os nomeados para as quatro principais categorias do certame, bem como a de Melhor Realizador. Por exemplo, este ano, Austin Butler, Colin Farrell, Cate Blanchett, Ana de Armas, Angela Bassett, Todd Field e Steven Spielberg são algumas das personalidades que não vão sair do Dolby Theatre de mãos a abanar.

Depois do estalo nos Óscares, Chris Rock arrasa Will Smith e Meghan Markle no novo espetáculo (e já o pode ver)
Depois do estalo nos Óscares, Chris Rock arrasa Will Smith e Meghan Markle no novo espetáculo (e já o pode ver)
Ver artigo

E desengane-se quem acha que são saquinhos com um pacote de gomas, como aqueles que recebíamos nas festas dos nossos amigos de infância, ou um pack de massagens baratas. Pelo contrário, o conjunto dos presentes que esta oferta inclui perfaz mais de 100 mil dólares, e chegou até a bater nos 261 mil (o equivalente a 241 mil euros) em 2020, segundo a "Forbes". Este ano, a fasquia está mais baixa (mas nem por isso é menos luxuosa), estando avaliada em 126 mil dólares (mais de 119 mil euros).

Mas, afinal, o que é que justifica esta quantia exorbitante?

Isto é, sem dúvida, aquilo que todos queremos saber. E de acordo com Lash Fary, o fundador da Distinctive Assets, além de esta iniciativa ser conhecida pelo facto de os presentes "serem divertidos, fabulosos, úteis e únicos", também servem um propósito maior. "A maioria das marcas que incluímos são de uma gama diversificada e inclusiva de pequenas empresas que beneficiam significativamente da exposição global associada à maior noite de Hollywood", afirma o empresário, citado pela "InStyle".

A "swag bag" deste ano tem de tudo. A começar por aquela que nos deixa roídos de inveja, os nomeados terão oportunidade de fazer uma escapadinha de três dias, avaliada em 40 mil dólares, numa propriedade luxuosa em Ottawa, Canadá. Situada na zona rural da capital do país vizinho dos Estados Unidos, a casa tem uma piscina com uma vista de cortar a respiração, um cinema (não estivéssemos nós a falar de celebridades desse ramo) e os hóspedes podem até usufruir de um serviço de buffet confeccionado por chefs profissionais.

Mas as viagens não se ficam por aqui. Quem quiser ir até ao outro lado do Atlântico também pode fazê-lo, com a oportunidade de passar três noites no Farol de Punta Imperatore, localizado na ilha de Ísquia, em Itália. A propriedade também está toda equipada a rigor e os hóspedes até podem levar sete amigos para esta experiência de 9 mil dólares, que ainda inclui uma viagem de iate até à ilha de Capri e passeios de vespa, segundo a "Forbes".

Os que forem mais caseiros também têm uma oportunidade de dar uma nova vida às suas próprias propriedades. É que o saco conta com um voucher da Maison Construction, uma empresa que se foca na renovação de casas de luxo, cujo valor se estabelece nos 25 mil dólares.

Aqueles que forem adeptos de cosméticos e tratamentos de beleza também se vão rejubilar com os restantes presentes. Por exemplo, a "swag bag" oferece um ano de stock das bases e corretores de olheiras da marca Oxygenetix, assim como um tratamento de microagulhamento nas suas clínicas em Beverly Hills – isto tudo por 12 mil dólares.

Na lista constam ainda procedimentos anti-idade de 10 mil dólares, levados a cabo por Konstantin Vasyukevich, um conceituado cirurgião de Nova Iorque, e tratamentos de restauração capilar de 7 mil dólares. Mas como nem só de intervenções não-invasivas se faz a festa, os contemplados poderão ainda usufruir da especialidade de Thomas Su, um médico conhecido pelas lipoaspirações (12 mil dólares).

Depois de terem uma aparência impecável, os acessórios são essenciais para a potenciar ainda mais. É por isso que a joalheira Rareté Studios também participa nesta iniciativa, oferecendo a cada uma das personalidades uma pulseira de ouro de 18 quilates e uns quantos diamantes à mistura, cujo valor se fixa nos 1.200 dólares.

Estas são alguns dos produtos que se podem encontrar dentro dos sacos e que se fazem acompanhar de outras propostas. É o caso da fronha de seda da Blush Silks, uma almofada de viagem da PETA, malas e chinelos da Havaianas, snacks de marcas como Tranquini, Ysidro, Opopop, Good Girl Chocolate e até um livro de mindfulness, "A Book For Life", do coach Jo Bowlby.