Parece que as estéticas clean girl e quiet luxury têm os dias contados. Já aqui lhe tínhamos dito que o minimalismo, que foi soberano durante 2023, está a ser substituído lentamente este ano, devido a uma das tendências mais badaladas (e arrojadas) do momento no TikTok: a mob wife aesthetic.

Em português, esta expressão pode ser traduzida para algo como estética de mulher da máfia. Sim, porque este estilo vai beber inspiração às companheiras dos mafiosos mais conhecidos da história (ou da ficção), que sempre primaram pela opulência em todos os aspetos da sua vida, algo que se refletia diretamente nos seus visuais.

As responsáveis pelo ressurgimento desta estética são algumas personagens dos anos 90, como Elvira Hancock, interpretada por Michelle Pfeiffer em "Scarface", Ginger McKenna, a quem Sharon Stone deu vida em "Casino", ou até Karen Hill, encarnada por Lorraine Bracco em "Tudo Bons Rapazes". Estamos a perceber a vibe, certo?

Adeus, luxo discreto? O estilo opulento inspirado nas mulheres da máfia é a sensação do TikTok
Adeus, luxo discreto? O estilo opulento inspirado nas mulheres da máfia é a sensação do TikTok
Ver artigo

Aquilo para que este estilo nos remete instintivamente é para as peças de roupa arrojadas, das quais se destacam os casacos de pelo e tudo aquilo que se muna de pele ou animal print. Quanto aos sapatos, as botas e os saltos ganham destaque e devem ser emparelhados com brincos statement, que piscam o olho ao dourado. Mas o universo da beleza também não é alheio a esta estética.

Veja alguma inspiração.

A começar pelos cabelos, estes devem ser volumosos, não fosse este aspeto que se assume como a assinatura da mulher que personifica esta estética. Já as unhas também não escapam ao maximalismo, pelo que devem ser compridas, revezando entre o vermelho e a manicure francesa mais grossa.

E esqueça lá aquele "no makeup makeup look", o visual que se rege pelo facto de parecer não estar a usar maquilhagem. Se quer fazer parte deste movimento, então prepare-se para se render aos olhos esfumados – e até esborratados –, que podem ser emparelhados com um eyeliner exagerado e muita (mas mesmo muita) máscara de pestanas.

Nos lábios, glosses nem vê-los. Mob wife que é mob wife aposta as fichas todas em batons mate, cujos tons se ficam pelos nude, até porque não se devem desviar as atenções dos olhos. Estes podem ser complementados com um lápis de contorno labial mais escuro, dando a ilusão de lábios mais volumosos e preenchidos.

Quer replicar este look e aderir à tendência, mas não tem os produtos certos? Nada tema, porque temos sugestões. De paletas de sombras que se regem pelos tons neutros, como o preto, o cinzento e o castanho, aos eyeliners e máscaras de pestanas mais potentes, passando pelos batons mate e lápis labiais, eis tudo aquilo de que precisará.

Espreite os produtos.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.