Vivemos numa era em que as reinvenções de clássicos são o prato do dia. Do cinema à moda, vemos apostas consolidadas a ganharem uma nova vida (e nem a beleza escapa ao poder transformador do tempo). Prova disso é a nova Cologne Twist, a icónica água de colónica da Roger&Gallet que foi alvo de uma reviravolta, dando também origem a uma linha de cuidados em que o novo aroma é o protagonista.
Com raízes que remontam a 1806, ano em que Jean Marie Farina, o visionário por trás da água de colónia original, trouxe ao mundo uma mistura ousada de 13 plantas medicinais que rapidamente conquistou a realeza europeia, a nova Cologne Twist não descura esse legado – mas no centro da fórmula está, agora, uma fragrância ainda mais vibrante, assinada pela perfumista Karine Dubreuil.
Se tivéssemos de descrever a nova fragrância da forma mais simples possível, diríamos que é um cabaz de citrinos encapsulado num frasco. Isto porque são precisamente os aromas cítricos que a compõem, provenientes de frutas como limão, tangerina e bergamota, que se casam com notas amadeiradas, como a madeira branca e ambroxan. O resultado é um aroma fresco, mas sensual, que é sentido à légua.
Mas a linha Cologne Twist não se esgota na fragrância. A marca apostou todas as fichas em produtos que vão deixar aqueles que a usarem bem cheirosos e cuidados (especialmente os homens). Dizemos isto porque há dois produtos da linha destinado a quem tem barba – a barra de barbear e o gel pós-barbear –, que se assumem como uma ode à arte de barbear que a Roger&Gallet domina há décadas.
O primeiro produto é enriquecido com óleo de amêndoas doces e salva, pelo que, apesar de sólido numa primeira instância, se transforma numa espuma densa que protege a pele das irritações, prometendo que a lâmina não vai deixar o rosto irritado. Já o gel pós-barbear contribui com uma sensação de frescura imediata, graças ao seu efeito de gelo, garantindo hidratação e uma sensação calmante.
E uma vez que vivemos numa era em que produtos multifacetados são os mais desejados, a barra lavante insere-se precisamente nesse campo, visto que visa atuar no corpo, rosto e cabelo. Inspirada no clássico sabonete redondo da marca, lançado em 1879, esta nova versão é feita com 94% de ingredientes de origem natural e transforma-se numa espuma cremosa que limpa e nutre a pele e o cabelo, deixando a tal fragrância cítrica e amadeirada.
Contudo, se prefere um produto para cada parte do corpo, nada tema: a linha tem ainda um gel de duche, que é à base de plantas e combina extrato de salva e aloé vera para limpar e nutrir a pele. A este junta-se um desodorizante sólido, que as peles mais sensíveis vão amar – é que não tem álcool, alumínio ou parabenos e, ainda assim, promete 24 horas de proteção eficaz.
O melhor de tudo é, como sempre, o preço dos produtos. Ficar com um aroma prolongado a estes citrinos cheirosos não lhe vai custar mais do que 39,90€, valor que corresponde à nova água de colónia. Os outros produtos fixam-se entre os 8,10€ e os 19,90€ e pode adquiri-los no site oficial da marca, bem como nas farmácias e parafarmácias habituais.