Taylor Swift está mesmo a viver aquilo que sempre ambicionou (e sobre o qual escrevia nas suas canções). Dizemos isto porque a cantora de 35 anos está noiva do namorado, Travis Kelce, conforme anunciou no Instagram, esta terça-feira, 26 de agosto. A euforia foi tal que, em menos de 24 horas, a publicação conta já com mais de 27 milhões de "gostos".

"A vossa professora de Inglês e o vosso professor de Educação Física vão casar-se", lia-se na legenda da boa-nova. As fotos mostravam o momento do pedido, em que o atleta aparece ajoelhado numa primeira instância, num jardim idílico e repleto de flores, seguindo-se registos de carícias trocadas entre o casal e, claro, do anel vistoso.

É oficial. Depois de dois anos de namoro, Taylor Swift e Travis Kelce estão noivos. Veja as fotos do pedido
É oficial. Depois de dois anos de namoro, Taylor Swift e Travis Kelce estão noivos. Veja as fotos do pedido
Ver artigo

E entre as várias curiosidades deste momento, que se tornou um autêntico fenómeno das redes sociais e da pop culture, começamos precisamente por isso: o anel de noivado. De acordo com a "Vogue", foi fruto de um trabalho conjunto entre Travis Kelce e a joalheira Kindred Lubeck, da Artifex Fine Jewelry.

Em causa está um diamante antigo em corte old mine (lapidação mina antiga, em português), arredondado nos cantos e cravejado em ouro amarelo com uma gravação na lateral da aliança. A peça foi feita artesanalmente em ouro amarelo de 18 quilates, com garras delicadas a segurar a pedra central e pequenos diamantes decorativos, reforçando o estilo vintage de que Taylor Swift é adepta.

E não, não houve cá poupanças, porque não foi um acessório feito à míngua. O diamante, que é totalmente incolor, ocupa praticamente o espaço todo do dedo anelar da cantora. Embora o valor oficial não tenha sido revelado, especialistas apontam para um preço que ronda os 550 mil dólares (quase 475 mil euros), diz a "Brides".

Aliás, até as flores terão custado os olhos da cara, como se costuma dizer. Criar este jardim encantado não foi barato, já que especialistas estimam que tenha custado cerca de 38 mil dólares (mais de 32 mil euros). É o caso da florista Ashley Greer, dona da Atelier Ashley Flowers e conhecida pelo trabalho na Casa Branca, que explicou à "People" que a produção incluiu estruturas elaboradas e uma seleção cuidada de flores.

Inspirado em referências às canções de Taylor Swift, o espaço contou com salgueiros, hera e rosas. A par disso, a florista estima que tenham sido necessárias cerca de 360 quilos de folhagem, 1.200 rosas e pelo menos mais mil flores de outras espécies, tudo meticulosamente organizado para criar o ambiente perfeito para um dos momentos mais mediáticos do ano.

Para a ocasião, Taylor Swift escolheu um vestido de gola halter às riscas pretas e brancas com assinatura Ralph Lauren, sandálias de salto castanhas da Louis Vuitton e um relógio Cartier Santos Demoiselle Quartz em ouro, com mostrador cravejado de diamantes. Travis Kelce apostou as fichas todas num polo azul escuro, calções brancos e mocassins castanhos.

Veja as fotos do pedido

Mas, afinal, quando é que o pedido aconteceu? Apesar de não haver nenhuma indicação da data concreta, os fãs foram rápidos a repararar que o anúncio do noivado a 26 de agosto aconteceu exatamente 13 dias depois da participação da cantora no podcast “New Heights”, apresentado por Travis e o irmão, Jason Kelce. Não pode ser coincidência para a cantora, que tem uma pública (e forte) ligação ao número 13.

"Adoro numerologia", confessou a artista nessa mesma entrevista, na qual estava ao lado do agora noivo. "Gosto de matemática, de datas… acho isso divertido", acrescentou. Travis Kelce, que veste o número 87 na camisola desde o início da sua carreira na NFL, aproveitou para brincar com a coincidência. “Eu sou 87, ela é 13. Dá 100", frisou, enfatizando a compatibilidade do casal.

Esta obsessão não é novidade. Taylor Swfit já tinha partilhado com Jay Leno, em 2007, que nasceu a 13 de dezembro de 1989, que celebrou 13 anos a uma sexta-feira 13 e que o seu álbum de estreia se tornou disco de ouro em apenas 13 semanas. Além disso, a primeira música que lhe valeu um número um nos charts tinha uma introdução de exatamente 13 segundos.

Donald Trump já reagiu (e não foi o que se esperava)

Depois do pedido de casamento, não demorou muito até que Donald Trump, o presidente dos Estados Unidos com quem Taylor Swift tem uma relação conturbada e a quem já se opôs várias vezes (já lá vamos), se pronunciasse. No entanto, a reação, ao contrário do que se esperava, não foi aquela que se antecipava.

Esta terça-feira, 26 de agosto, presidente dos Estados Unidos foi questionado sobre a boa-nova por jornalistas durante uma reunião do seu gabinete transmitida em direto. "Desejo-lhes muita sorte", afirmou. "Acho que ele é um grande jogador e um tipo impecável, e acho que ela é uma pessoa fantástica, por isso desejo-lhes muita sorte", continuou.

A resposta positiva causou estranheza porque Trump tem sido um dos críticos mais ruidosos da cantora, especialmente depois de esta ter manifestado publicamente o seu apoio a candidatos democratas nas últimas duas eleições presidenciais – em 2024, por exemplo, deu força a Kamala Harris na corrida à Casa Branca.

Depois da publicação de Taylor Swift no Instagram, o republicano recorreu à Truth Social para escrever em letras maiúsculas: “Eu odeio a Taylor Swift!". A reação não impediu, no entanto, que Ivanka Trump e a filha Arabella picassem o ponto na digressão da artista, The Eras Tour, no mês seguinte, frisa a "People".

Em maio, Donald Trump voltou a bater na mesma tecla, desta vez com uma nova provocação. "Alguém reparou que, desde que eu disse ‘odeio a Taylor Swift’, ela deixou de ser ‘gira’?”, escreveu, mantendo a linha de ataques pessoais que tem usado para se dirigir à cantora. No início de agosto, o presidente voltou a insistir na mesma crítica, comparando a artista com Sydney Sweeney, que considera ser melhor por ser uma "republicana recenseada".