Vamos falar sobre produtos cosméticos vendidos em farmácias e parafarmácias. Têm a fama de serem bons mas também caros. E, quando chega a hora de comprar um novo creme ou gel de limpeza, mais são as vezes que se olha para a carteira do que para a qualidade, composição e outros elementos que sabemos serem benéficos para a nossa pele.
Por isso foi de mente (neste caso, de face) aberta mas também com alguma reticência que decidimos experimentar durante uma semana a nova linha Oceanskin da Sesderma, laboratório dermatológico Espanhol com mais de 30 anos e cujos produtos estão à venda em farmácias, parafarmácias e espaços de saúde do El Corte Inglês.
Lição nº 1 - ler os rótulos primeiro
O primeiro produto desta linha "formulada com espirulina lipossomada, colagénio e elastina marinhos, algas marinhas e extrato de caviar lipossomado" é o gel de limpeza. Azul, com um aroma quase impercetível mas muito agradável a mar, destaca-se pela textura untuosa e delicada.
Nas duas primeiras utilizações, estranhámos a textura leitosa do gel e a pouca espuma obtida aquando misturada com água. Depois, ao terceiro dia, decidimos ler as instruções de utilização. E percebemos que estávamos a fazer tudo mal. O gel de limpeza, com 3 fases de transformação (gel, óleo e emulsão) deve ser aplicado na pele seca. Depois espalhado suavemente e, por fim, removido com água tépida. Promete remover "eficazmente todo o tipo de impurezas, incluindo maquilhagem e filtros solares resistentes à água". E cumpre, facto que verificámos no único dia em que usámos maquilhagem.
Lição nº 2: Ah, então é para isto que serve um sérum!
Claro que devíamos usar sérum todos os dias, sobretudo se já estamos mais perto dos 40 do que dos 30. Claro que devíamos. Se usamos? Não. Mas, desta vez, usámos e percebemos a utilidade. O sérum, aplicado antes do creme hidratante e depois da pele limpa e seca, serve como uma base protetora para receber o produto seguinte. "Formulado com ativos de origem marinha para todo o tipo de peles, incluindo sensibilizadas, irritadas ou com tendência acneica", este sérum promete hidratar, regenerar e recuperar a elasticidade natural da pele.
Lição nº3 : Possivelmente, o creme nutritivo mais fofinho de sempre
Quando utilizamos a expressão 'fofinho', devíamos utilizar a expressão 'fofinha'. Porque é assim que a pele fica ao toque após aplicarmos o creme nutritivo da linha Oceanskin. A textura untuosa mas não oleosa, com um perfume quase impercetível a mar, deixa a pele realmente hidratada e com uma sensação de conforto duradouro. Ou seja, em termos práticos, não sentimos que, a meio do dia, precisamos de uma dose extra de hidratação. Mas também não sentimos qualquer sensação de oleosidade ou 'peso'.
Veredicto final:
A linha Oceanskin da Sesderma é "especialmente adequada em situações de desidratação, secura ou pele danificada." Funciona na perfeição para esta época de transição entre o verão e o outono, em particular se se tratarem de peles já naturalmente desidratadas. Além das texturas e eficácia dos 3 produtos, destaque também para a quase total ausência de perfume.