Para muitos, os perfumes servem apenas para nos conferir um aroma agradável. No entanto, há fragrâncias que nos deixam a cheirar mais do que bem, elevando-nos a um patamar de opulência. E foi difícil não nos sentirmos desta forma ao conhecer as novidades da Kilian Paris, uma marca de perfumes de luxo que acaba de chegar a Portugal.
Do grupo Estée Lauder Companies, a marca nasceu há 15 anos pelas mãos de Kilian Hennessy – e quem gosta de beber um copo não terá dificuldades em perceber o legado que o apelido do empresário pressupõe. Sim, é o descendente do império de conhaque mais famoso do mundo, mas decidiu aventurar-se numa área diferente, através da sua própria marca de perfumaria.
Cada frasco de perfume transpira, além de luxo, muitas memórias do fundador. As experiências únicas da vida de Kilian Hennessy são o catalisador das suas criações, e vão da herança que carrega às viagens pelo mundo, passando por encontros com artistas, como se pode ler no site da marca. Tudo isto resulta em fragrâncias de aromas inebriantes, exóticos e sedutores.
Para "colocar a perfumaria de volta no seu pedestal", missão que se assume como pedra basilar do seu negócio, o empresário mune-se de uma visão contemporânea da indústria, mas não descura a mestria dos artesãos dos séculos XIX e XX. E é por isso que as fragrâncias que surgem da sua visão criativa, em colaboração com outros perfumistas de renome, são uma verdadeira ode ao melhor que o passado da perfumaria francesa tem para oferecer.
Atualmente, a Kilian Paris tem mais de 30 fragrâncias unissexo, fragmentadas em cinco famílias olfativas, como a narcótica. É precisamente a este grupo que se junta o novo perfume, Can't stop loving You, cujo lançamento também serviu como mote ao evento de lançamento organizado pela marca, na capital.
Alberto Morillas foi o perfumista escolhido para criar este aroma, que a marca queria que celebrasse o amor. Para a construção da pirâmide olfativa, Morillas elegeu a flor de laranjeira do norte de África como protagonista, que se constitui precisamente como "símbolo do amor eterno", revela a marca em comunicado. A este ingrediente-estrela ainda associou uma molécula, a paradisone, que se distingue pelo cheiro a pó de flores e que mistura os nomes "Paris" e "paraíso".
A lista de ingredientes é ainda mais extensa, contando com mel puro de Provença, baunilha de Madagáscar, extrato de incenso da Somália e musgo de carvalho, que originam um jogo constante entre a delicadeza de notas doces e a sensualidade de um aroma mais terroso. A par destes, a planta labdanum cistus, que produz uma goma, confere calor ao perfume – e é, segundo o fundador, "a sensualidade no seu estado mais puro".
Contudo, nem só de perfumes se faz a festa na Kilian Paris. Ao longo dos últimos anos, também têm apostado noutros produtos de beleza, expandindo-se para o universo da maquilhagem, de onde se destacam os batons líquidos ou em bastão. E sim, as fragrâncias também estão presentes nestes cosméticos, servindo para perpetuar a memória olfativa que a marca quer deixar.
A linha de perfumes e de cosméticos da Kilian Paris chegou a Portugal em fevereiro. Os produtos estão à venda no site oficial da marca, mas também pode encontrá-los nos balcões do El Corte Inglès de Lisboa ou de Gaia, os únicos pontos de venda físicos do País.