Este domingo, 12 de fevereiro, Rihanna foi o centro das atenções no Super Bowl. Não nos estamos (só) a referir ao facto de ter regressado aos palcos depois de um hiato de sete anos, mas à sua mais recente gravidez, anunciada depois da atuação do intervalo do jogo da National Football League (NFL) de 2023.
Se, tal como a cantora, tem um bebé a caminho, importa saber que, durante a gravidez e no período pós-parto, a pele é bastante afetada, graças às alterações físicas e hormonais por que o corpo passa. As mais comuns são as estrias, que se assumem como pequenas cicatrizes que surgem na pele.
Isto não acontece apenas na gravidez, mas é nesta fase de vida (nomeadamente no terceiro trimestre de gestação) que as estrias têm tendência a manifestar-se. Isto porque, à medida que o peso aumenta, a pele estica, fazendo com que as fibras de colagénio e elastina, que permeiam a camada mais profunda da pele, acabem por romper. Ao iniciar o processo de cicatrização, formam-se estas marcas, cujas zonas mais suscetíveis ao seu aparecimento, a par da barriga, são as nádegas, as coxas e o peito.
Se são reversíveis? Não, à semelhança de outra qualquer cicatriz, a tendência é que as estrias sejam permanentes. Aliás, nem os tratamentos mais elaborados, com recurso a lasers ou a químicos, conseguem reverter a situação, apenas atenuar a sua aparência.
Contudo, a par da manutenção de uma alimentação saudável e equilibrada, o mercado está cheio de produtos que visam preveni-las e tratá-las, diminuindo a sua aparência tão visível. Para que se sinta bem na sua própria pele nesta fase tão especial, a MAGG reuniu vários produtos que hidratam em profundidade e potenciam a elasticidade da pele para conseguir combatê-las, antes ou depois de ter o bebé nos braços.