Helena Vaz Pereira é um dos nomes mais sonantes no universo do hairstyling e da moda em Portugal. Desde 2012 que é embaixadora de L’Oréal Professionnel e é também desde esse ano que trata os cabelos da grande maioria dos modelos que desfilam nas passerelles da ModaLisboa, duas vezes por ano.

No fim de semana de 8, 9 e 10 de março, Helena volta aos bastidores do maior evento de moda da capital. A MAGG esteve com a hairstylist no backstage, num momento em que o primeiro desfile do evento, a apresentação das coleções de Sangue Novo para o próximo outono/inverno, estava prestes a começar.

Com todos os hairstylists da equipa preparados para começar a preparar os cabelos do desfile de Carolina Machado, Helena ajeitava os ganchos de uma das modelos que, dali a meia hora, iria pisar a passerelle. Foi nesse momento que começou a explicar os cuidados que são essenciais para manter um cabelo saudável e bonito.

“Hidratar, acima de tudo”, é o conselho principal da hairstylist, fundadora do salão Griffehairstyle, no Chiado. “Um cabelo saudável é o mais importante e uma das coisas que mais digo às minhas clientes é que, se tiverem um cabelo bem hidratado e cuidado, conseguem fazer tudo. Caso contrário, fica mais difícil.”

Helena explica que, de forma a conseguir o resultado que pretende, isto é, um cabelo bonito, saudável, cheio de força e brilho, é muito importante que se procure os conselhos de um bom profissional e que, acima de tudo, ele conheça o seu cabelo.

“Ter uma relação de confiança com o hairstylist é muito importante, assim como ter o aconselhamento certo”, reforça a embaixadora de L’Oréal Professionnel. “É fundamental fazer um bom diagnóstico e encontrar um profissional que aconselhe os produtos certos para cada tipo de cabelo, tanto o champô como o condicionador ou a máscara.”

Claro que, todos os cuidados não passam apenas pelo que se faz no salão, embora Helena refira que, no caso de o cabelo estar muito danificado, é crucial fazer um tratamento que devolva vida ao cabelo.

O Bounce & Tender e o Liss Control são dois dos produtos que Helena recomenda.

“Se o cabelo estiver mesmo muito cansado, tiver tratamento químico ou fizer muito styling, aplicar um tratamento recomendado pelo hairstylist uma vez por semana ou a cada duas semanas”, explica. “Depois disso, e quando o cabelo já estiver equilibrado, passar a fazer só uma vez por mês.”

Quanto a tratamentos, Helena recomenda a linha Pro Fiber de L’Oréal Professionnel que existe em dois níveis, Reconstruct e Re-Create. Ambos podem ser usados em casa, algo que Helena recomenda que se faça com frequência.

“É importante ir ao salão, fazer tratamentos, cortar o cabelo de dois em dois meses, mas também é fundamental ter sempre um kit em casa de champô, condicionador ou máscara que seja indicado para cada tipo de cabelo”, explica. “Às vezes aconselho as minhas clientes a dormirem com uma máscara para deixar a fazer efeito durante a noite e, de manhã, lavarem o cabelo. É fantástico.”

Claro que, como explica, tudo passa pelos cuidados que cada um tem no dia a dia. A alimentação, assim como a água, têm um papel muito importante na saúde do cabelo.

Três looks de Maria Cerqueira Gomes para assistir aos desfiles da ModaLisboa
Três looks de Maria Cerqueira Gomes para assistir aos desfiles da ModaLisboa
Ver artigo

“O estado do cabelo é como a pele, vem de dentro”, diz Helena. “Claro que há fatores externos como a poluição, por exemplo, mas sem uma boa alimentação e sem beber bastante água, o cabelo não fica bem cuidado. Se a pessoa estiver saudável, o cabelo também está.”

Os cuidados, explica, são fundamentais, mas o styling acaba por funcionar como uma ferramenta, que deve ser, claro, adaptada a cada tipo de cabelo.

“Quem tem o cabelo muito frisado deve usar um produto para combater este efeito, como o Fix Anti-Frizz de L’Oréal Professionnel”, explica. “Já quem tem o cabelo ondulado deve apostar num produto como o Bounce & Tender da gama Dual Stylers, por exemplo.”

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.