Depois de lhe termos dado algumas dicas fundamentais sobre o que vestir num casting, chegou a altura de perceber exatamente aquilo a que deve ter atenção quando estiver a maquilhar-se para o grande dia. É que, caso não saiba, essa oportunidade pode estar mais próxima do que imagina.

Isto porque o L’Agence Go Top Model, o concurso da L’Agence que nasceu em 2013 e que procura lançar novos rostos da moda em Portugal, já tem data marcada. A edição deste ano vai acontecer a 6 de julho, no Porto, seguindo para Lisboa no dia 13 do mesmo mês – e todos os jovens que tenham idades compreendidas entre os 14 e os 22 anos podem participar.

Depois de serem escolhidos 20 finalistas, dez rapazes e dez raparigas, serão eleitos dois vencedores, um de cada género, que passarão a estar representados pela agência de talentos. É a partir daqui que poderão começar a dar os seus primeiros passos no mundo da moda e brilhar dentro ou fora do País.

E porque não queremos que nada lhe corra mal, continuámos a nossa busca por algumas dicas, desta vez no âmbito da beleza. Falámos com a maquilhadora Mariana Daehnhardt, que deu alguns conselhos para que o casting lhe corra às mil maravilhas. 

mariana
Mariana Daehnhardt créditos: Instagram

1) Trate bem da pele (e limpe os pincéis)

Sabemos que repetimos esta ideia até à exaustão, mas, como se costuma dizer, não nos importamos de parecer um disco riscado: para um look de maquilhagem ficar impecável, deve apostar as fichas todas numa rotina de beleza adequada. Nem só aquilo que pomos sobre a pele importa quando queremos disfarçar imperfeições, há que saber tratá-las e preveni-las.

Por isso, se não tem caprichado na utilização de produtos que visam limpar a pele, como esfoliantes, hidratá-la ou todos os outros que a sua tez precisa para ter uma aparência jovem e luminosa, talvez esteja na altura de voltar a entrar nos eixos. E Mariana Daehnhardt corrobora esta ideia.

"Acima de tudo a limpeza e hidratação da pele todos os dias é essencial", explica a maquilhadora à MAGG. "Com os produtos certos, a pele bem tratada nem precisa de muita maquilhagem", continua. E tenha estes conselhos em conta, até porque num casting não deve usar muita maquilhagem, já que o objetivo é deixar a sua beleza natural brilhar.

Uma coisa é certa: ter uma boa pele também implica ter cuidado com os utensílios que tocam na mesma – e limpar bem os pincéis é um passo que não deve descurar. "Uma ferramenta suja, para além de não atingir o resultado pretendido, pode ser muito prejudicial para o bem-estar da pele", enfatiza a profissional.

2) Não sobrecarregue a pele com produtos (e escolha bem os tons)

Numa competição como o L’Agence Go Top Model, o seu rosto e a beleza estão em avaliação. Por isso, esqueça as maquilhagens arrojadas, porque deverá optar por looks leves e naturais, dando espaço para que os seus traços naturais sejam os protagonistas. 

"Queremos ver uma pele saudável, ver as sardas (se existirem), ou seja, queremos ver um rosto o mais natural possível", confirma a maquilhadora. Isto significa que, no que a cobrir a pele diz respeito, os seus melhores amigos serão "um CC cream ou uma base de cobertura média com acabamento acetinado, sem ser muito brilhante ou matte".

Se só tem bases de alta cobertura, não desespere, porque Mariana Daehnhardt também tem um truque na manga. Basta agarrar no seu hidratante de eleição e misturar com o produto, fazendo com que a cobertura fique mais leve. "Isto vai fazer com que haja uma uniformidade no tom da pele sem alterar a textura e as feições originais", acrescenta.

Sonha em ser modelo? Estas 3 dicas de ouro (e também o que não fazer) vão ajudá-lo a arrasar nos castings
Sonha em ser modelo? Estas 3 dicas de ouro (e também o que não fazer) vão ajudá-lo a arrasar nos castings
Ver artigo

Mas não cobrir em demasia não é a única preocupação que deve ter. Como a face "não tem só um tom", a escolha daquele que mais se adequa não é para ser encarada com leveza. "A testa e as maçãs do rosto são sempre mais escuras, porque apanham mais sol. A zona dos olhos pode ser mais escura, amarela, roxa", esclarece a maquilhadora, apontando que a "área mais neutra, será a zona da bochecha, perto do maxilar" – e é exatamente esse o tom que deve escolher.

"Depois as restantes zonas corrigimos de acordo com o efeito que queremos (contorno, correção de olheira, etc)", afiança a profissional, frisando que "conhecer a roda das cores e utilizar a cor na ponta oposta da mesma para corrigir tons é algo que exige alguma pratica, mas alcançável a todos".

No blush, escolher a cor certeira não carece de menos importância. Dos mais rosados aos mais alaranjados, passando pelos mais claros ou escuros, há que encontrar aquele que mais o favorece. Depois, é optar pelas textura em creme, que conferem "um ar mais natural" e devem ser aplicadas com "toques leves, com o dedo ou com um pincel grosso nas maçãs do rosto, sorrindo".

3) Fixe as sobrancelhas e use um rímel discreto

Escolhidos e aplicados os produtos para a pele, deixando-a impecável e uniforme, está na hora de dar alguma vida à parte superior do rosto. Falamos das sobrancelhas e dos olhos, que devem primar pelo mesmo princípio de que temos vindo a falar – o da naturalidade.

Esqueça os esfumados e os eyeliners, porque não é com eles que vai causar uma boa impressão. "Para um casting, não queremos ver os modelos muito maquilhados", relembra Mariana Daehnhardt. Posto isto, sabemos aquilo em que deve estar a pensar: "sendo assim, não será difícil realçar o olhar?" A resposta é não.

Para fazê-lo, só vai precisar de um produto – uma máscara de pestanas, que deve ser aplicada em camadas finas. E não é uma máscara de pestanas qualquer. "Usar um rímel de tom castanho em vez do tradicional preto" é o truque, de acordo com a profissional. E a lógica é simples: "Isto fará com que as pestanas se alonguem sem intensificar a cor".

Quanto às sobrancelhas, também não precisará de fazer muita coisa. Sabemos que a moda está sempre a mudar e que, da brow lamination a várias outras tendências que foram surgindo, esta zona do rosto tem sofrido com isso. Contudo, as sobrancelhas também se querem "o mais natural possível".

"Para domar uma sobrancelha volumosa, aconselho um gel fixador forte", explica a maquilhadora, acrescentando que, para que elas não saiam do lugar, "é importante deixar secar bem [o produto]". Se tiver falhas, poderá sempre corrigi-las com "um lápis ou liner líquido" e a festa fica feita.

4) Cuide dos lábios e não abuse na cor

É fã de um bom batom vermelho? E daquele gloss brilhante, que confere uma aparência carnuda aos lábios? Não queremos ser desmancha-prazeres, mas lamentamos desapontar: são esses os produtos que, no dia do casting, deverá deixar na gaveta. 

Isto não significa que tenha de ir com os lábios totalmente desprovidos de qualquer produto, mas já lá vamos, porque primeiro importa saber que cuidados deve ter com esta zona do rosto, que pressupõe uma atenção redobrada. A começar por "uma esfoliação semanal para retirar as células mortas", segundo a maquilhadora.

"O ideal seria fazer a preparação do lábio e pele ao mesmo tempo, deixando o produto aplicado nos lábios fazer efeito enquanto nos maquilhamos", continua, acrescentando que o excesso deve ser retirado com um lenço de papel. "Aí sim, temos um lábio natural", frisa Mariana Daehnhardt.

Para dar conferir uma definição extra, pode sempre aplicar "um lápis em tom nude", mas atenção: isto nunca deve ser feito com um tom mais escuro que o dos lábios. Mais uma vez, é suposto que a maquilhagem seja natural, pelo que deve apostar em produtos que vão ao encontro do seu tom labial, acentuando-o.

5) Por último, fixe a maquilhagem

Depois de a pele estar devidamente tratada e maquilhada, de os olhos e sobrancelhas estarem nos eixos e os lábios estarem com uma aparência saudável, chega a hora de garantir que ficará tudo no sítio desde a entrada à saída do casting. E este passo, apesar de ser o último, não é menos importante que os anteriores – nós explicamos porquê.

Se vai levar maquilhagem, o objetivo é que esta dure. Isto porque, caso não tenha o devido cuidado, é provável que acabe o dia com a máscara de pestanas a escorrer-lhe pela face, as sobrancelhas desgrenhadas e a base a fazer com que a sua pele pareça uniforme, quando isso era tudo aquilo que deveria evitar.

Além dos cuidados que já lhe dissemos que deve ter, como "hidratar bem a pele", fixar a maquilhagem também vai ajudar a garantir a durabilidade da mesma. Para isso, poderá aplicar um pó translúcido, caso tenha a pele oleosa, ou "um spray fixador no final também ajuda a prolongar" as maravilhas da maquilhagem, de acordo com a maquilhadora.

Tendo estas dicas em conta, Mariana Daehnhardt deixa um último conselhos de mestre. "Na make up é muito importante saber quando parar. Para obter um look natural é usar sempre menos do que estavas a pensar usar inicialmente", conclui.

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.