Quando pensamos em blush, a nossa mente é automaticamente desviada para os cores mais suaves. Dos rosas aos corais, queremos tons que nos deixem longe de parecer que levámos uma chinelada na cara. E se lhe disséssemos que o truque para dar aquele ar de quem foi beijado pelo sol da forma mais natural possível passa por usar uma cor que parece que vai surtir exatamente o efeito contrário?
Falamos do vermelho. É verdade, embora possa não parecer, já que é um tom bem dramático à primeira vista, é graças a ele que se consegue um acabamento rubro super natural – afinal, quando coramos, é precisamente desta cor que ficamos. Se ainda não está convencido, vá pela palavra de quem não podia perceber mais do assunto: Rose-Marie Swift, a criadora da marca RMS Beauty e maquilhadora profissional.
Atualmente com quase 70 anos, Rose-Marie Swift foi responsável por maquilhar as modelos da Victoria's Secret durante anos e, no TikTok, aproveitou para revelar este truque. "Elas tinham de parecer naturais e com um toque bonito de cor nas bochechas", contou a maquilhadora, acrescentando que utilizava um pigmento vermelho para o efeito. "O vermelho dá profundidade e parece mais natural", continua.
"Faz-se parecer com o tom das bochechas de uma criança, quase como se o sol tivesse deixado uma leve queimadura", continuou a maquilhadora. E o que é facto é que este vídeo fez com que este tom (e o truque, no geral) começasse a ganhar destaque. Mas como se pode usar blush vermelho sem ficar exagerado? É mais simples do que parece.
A resposta está no posicionamento. Aplicar este tom nos locais certos faz toda a diferença, pelo que, se procura aquele rubor natural e delicado, deve aplicá-lo bem no cimo das maçãs do rosto – e sempre com leves batidas, não há cá nada de exageros. Para deixar um efeito lifting ainda mais pronunciado, basta indo esbatê-lo em direção das têmporas. E se aplicar no nariz, vai parecer que apanhou uns minutos de sol.
Quanto aos produtos a utilizar, não há respostas certas, sendo que já vai depender dos funcionarem melhor para si. O blush em creme deixa um efeito mais natural, mas percebemos que, no caso de ter uma pele mais oleosa e dispensar brilhos, prefira optar por fórmulas em pó. Contudo, até já existem tints para um efeito mais prolongado e sequinho. Nós temos sugestões para todos os gostos.