Acuse-se a primeira que nunca cometeu um erro no que toca a maquilhagem. Ao longo da vida, certamente aceitou conselhos e aprendizagens da mãe, da amiga, da colega de trabalho e até da youtuber favorita. Todos os dias aparecem novos produtos e a internet é constantemente inundada com novas técnicas e tutoriais: o mais certo é querer copiar. Mas será que está a fazer bem? O melhor mesmo é aceitar o que os profissionais dizem. Afinal, o que é que não se deve fazer na hora da maquilhagem? A MAGG pediu a quatro maquilhadores que nos mostrassem os erros que (definitivamente) não vai querer cometer.
Para Miguel Stapleton, make-up artist, há 4 gestos que tem que eliminar:
1. "O primeiro erro é arranjar as sobrancelhas com um espelho de aumentar porque, sendo que só vemos sobrancelha, todos os pelos parecem indesejados".
2. "Fazer contouring [técnica de desenhar o contorno do rosto, escurecendo as partes que se quer disfarçar] no dia-a-dia. Ele não funciona na vida real, a pessoa acaba por parecer que tem só a cara suja".
3. "Usar base para tapar imperfeições. Ela serve só para homogeneizar o tom de pele. Deve ter-se o mínimo de quantidade de textura possível, para isso em vez de carregar mais na base, deve pôr corretor nas imperfeições que quer esconder".
4. "O erro mais grave é maquilhar-se com a luz da casa banho (uma luz em que estão lâmpadas amarelas vindas de cima). Luz natural e que venha de frente é a melhor porque se vê o rosto e pescoço. A luz de cima vai criar uma linha entre eles".
Sara Ferreira, Make-up artist e Youtuber, indica outros três aspectos a evitar:
5. "Aplicar sombra sem esfumar".
6. "Pôr demsiado blush".
7. "Delinear os lábios demasiado por fora".
Já Joana Moreira, make-up artist, refere mais 4 erros que não deve mesmo cometer:
8. "O uso excessivo de bases grossas e baças. Se quer uma pele perfeita trate-a primeiro com bons cremes e bons dermatologistas".
9. "Não desmaquilhar devidamente a pele. Isso vai ajudar à sua má condição".
10. "Não usar corretor de olheiras é errado, ele é muito mais importante do que a base: ilumina o olhar e dá um aspeto mais descansado".
11. "Usar sombras muito claras dá um aspeto de olhos inchados. Tem de haver um misto de sombras escuras e claras para dar profundidade ao olhar".
Antónia Rosa, maquilhadora, refere outras rotinas que não deve manter:
12. "Não se deve escolher uma base mais escura do que a nossa pele. Envelhece e tem um efeito máscara".
13. "Maquilhar as sobrancelhas por inteiro (como fazer uma barra). Diminui o olho, pesa e não é natural".
14. "A mania do strobing [iluminar as partes do rosto que quer destacar]. A iluminação no nariz é boa para estúdio, no dia-a-dia não funciona".