2025 foi um ano intenso para a beleza. Entre fórmulas cada vez mais inteligentes, promessas mais conscientes e lançamentos praticamente semanais, este universo voltou a provar que é uma autêntica roda-viva de novidades cada vez mais interessantes de acompanhar. A indústria afinou o discurso, apostou em resultados visíveis e, acima de tudo, tornou a experiência do utilizador mais simples, intuitiva e eficaz.
Por isso, sempre que chega a esta altura, tentamos fazer uma retrospetiva do que nos agradou. No entanto, nem só de novidades se faz esta lista, porque houve produtos que já conhecíamos e que continuam a surpreender-nos, pelo que conseguiram conquistar um lugar permanente na nossa rotina. Afinal, no meio de tantos lançamentos, só alguns resistem ao teste do tempo.
Esta seleção nasce precisamente desse equilíbrio entre descobertas recentes que merecem atenção e velhos amigos que continuam a cumprir aquilo que prometem e que não se limitam a boas campanhas ou fórmulas apelativas, mas que entregam resultados consistentes, sensoriais e visíveis. Ou simplesmente porque somos fãs de um bom luxo, vá.
Escolhemos produtos postos à prova no dia a dia, usados sem filtros ou concessões. Alguns resolvem problemas muito específicos, outros elevam a rotina a um patamar mais luxuoso ou prático. No entanto, para terem um lugar de destaque na nossa seleção, todos eles têm algo em comum: fazem sentido para nós, funcionam e voltariam a ser escolhidos, mesmo de olhos fechados.
Make Me Blush, YSL Beauty
É impossível não gostar deste blush desde a primeira aplicação. Não vamos dizer que não ficámos completamente assoberbados quando vimos a sua pigmentação extrema, mas rapidamente percebemos que era completamente moldável. A textura é incrivelmente sedosa, esfuma-se quase sozinha e adapta-se facilmente à intensidade desejada.
Na pele, o efeito é elegante e muito natural, especialmente tendo em conta que, por termos pele com tendência a oleosidade, elegemos a versão mate, que parece um autêntico filtro. De qualquer forma, usámo-lo tanto em maquilhagens rápidas, naqueles dias em que só precisamos de dar uma corzinha ao rosto para parecermos mais apresentáveis, como em looks mais compostos, e funciona sempre.
Super Stay Teddy Tint, Maybelline New York
Este lip tint foi uma surpresa, especialmente porque funciona como blush, que foi a forma como mais o utilizámos. Tendo pele oleosa, sentimos que a cor foi super duradoura, uma dificuldade que nos assombra desde sempre. O acabamento blurred matte foi outro ponto a favor, o que contribuiu para que se mantivesse intacto ao longo de largas horas.
A textura é suave e de quase mousse, deslizando facilmente com o aplicador e permitindo construir desde um toque discreto de cor até um look mais intenso com algumas camadas. Também o experimentámos nos lábios, onde a sensação já não foi tão boa por sentirmos que não dispensa um hidratante. Contudo, nas maçãs do rosto foi milagroso.
Studio Radiance Luminous Lift Concealer, MAC Cosmetics
Somos daquelas pessoas que usam corretor quase como se de uma base se tratasse (afinal, que atire a primeira pedra quem não ama praticidade). Contudo, testámos este corretor sobretudo na zona das olheiras, onde somos particularmente exigentes. Apesar da alta cobertura, a textura é leve, fluida e extremamente confortável, o que faz toda a diferença ao longo do dia.
E temos a dizer que, efetivamente, o olhar fica mais luminoso, quase como se tivéssemos dormido umas horas a mais, com uma correção subtil, mas eficaz. Funciona lindamente sozinho ou combinado com outros produtos de pele e é especialmente bom para quem procura correção sem perder a naturalidade.
Teint Idole Ultra Wear Care & Glow Concealer, Lancôme
Este corretor surpreendeu-nos pelo facto de ser o casamento perfeito entre cobertura e conforto, realidades que, durante muito tempo, achávamos sempre opostos incontornáveis. Sim, apesar da sua textura super fluída, corrige eficazmente as olheiras e todos os outros locais do rosto em que o aplicámos, mas sem aquele efeito pesado ou demasiado mate que perdura ainda em tantos corretores.
A par disso, ao longo do dia mantém-se no sítio, não marca muito as linhas, especialmente se formos retocando com um pó com o passar do tempo, e deixa a pele com um aspeto fresco e luminoso. Testámo-lo tanto sozinho como em conjunto com o resto da nossa rotina de maquilhagem, e adapta-se perfeitamente a ambas as situações. Não admira que seja um dos favoritos de Hailey Bieber, diga-se.
Hoola Wave, Benefit
Ficámos rendidos a este produto por ser surpreendentemente fácil de aplicar, mesmo para quem, como nós, nem sempre se ajeita com produtos em creme. Tem uma textura que permite uma espalhabilidade de milhões e permite construir o tom gradualmente, evitando manchas ou excesso de produto, e o resultado é um bronzeado natural, que também entrega na missão de esculpir o rosto subtilmente.
A durabilidade é excelente, especialmente quando emparelhado com um fixador, e o efeito mantém-se ao longo do dia sem perder intensidade. O pincel próprio, vendido à parte, pequeno e com cerdas concentradas, ajuda a aplicar de forma mais precisa, mas qualquer utensílio funciona bem e entrega resultados muito semelhantes. Fãs do icónico Hoola em pó vão, certamente, ficar rendidos.
Poudre Libre Effet Floutant & Ultra-Perfecteur, Eisenberg
Ficámos fãs deste pó solto pela textura ultrafina. Ao contrário de muitos que temos experimentado pela vida fora, não é pesado nem deixa um ar empoado por cima da maquilhagem. Comporta-se, diríamos, como uma espécie de véu suave e sedoso que matifica, neutraliza o brilho e deixa um acabamento natural e elegante. A sensação é ligeira e tão leve que parece que a pele respira.
Na utilização diária, funciona tanto como finalizador de maquilhagem como para retoques ao longo do dia. Levamo-lo sempre na carteira pelo seu formato prático (sim, vem com pincel e espelho, o que não podia ser mais conveniente), porque é perfeito para domar brilho na zona T ou refinar o acabamento após algumas horas de uso.
The Silky Sun Oil Body Anti-Aging SPF50, Lierac
Este óleo solar mudou completamente a forma como encaramos a proteção solar corporal (ainda mais depois de a marca lançar a versão com FPS50). Apesar de não sermos extremamente esquisitos com texturas e qualquer coisa funcionar para nós, desde que nos proteja, este produto é sedoso, leve e espalha-se com facilidade, deixando a pele luminosa e nutrida, sem aquele toque pegajoso típico de muitos protetores.
Testámo-lo durante vários dias de exposição solar, nas férias, e a pele manteve-se confortável, hidratada e protegida. O facto de ser um óleo faz com que tenha de repetir o processo mais vezes durante o dia, especialmente se, tal como nós, for fã de uma boa dose de mergulhos, mas aplicá-lo era quase um ritual de relaxamento e nem o trabalho extra nos demoveu de colocá-lo na nossa lista de favoritos.
Urban Shield&Glow SPF 50, Swiss Perfection
Depois de testarmos este protetor solar premium, tivemos ainda mais a certeza de que há produtos aos quais nos rendemos precisamente pela experiência de utilização. Claro, protetores há muitos e todos prometem proteger, mas este foi muito além disso, sendo que, a par de combinar proteção UVA/UVB com defesa contra a luz azul e poluição, ainda não conseguimos tirar o cheirinho e a textura da cabeça.
O perfume é subtil, elegantemente fresco, com um toque que lembra ligeiramente cítricos suaves, responsável por várias vezes nos ter dado quase um boost de energia logo pela manhã. Já a textura é verdadeiramente memorável, porque é ultraleve, fluida e quase como uma nuvem delicada sobre a pele, que se funde num instante sem deixar vestígios brancos ou uma sensação pegajosa.
Zync Power Purifying Lotion, Nuxe
Sabemos que tónico é, numa rotina de skincare que tentamos simplificar ao máximo, algo não tão essencial. Porém, esta loção purificante tornou-se indispensável para a nossa pele oleosa e com tendência a imperfeições, visto que, além de super refrescante, deixa-nos com a sensação de que não haveria mais nada que pudéssemos aplicar para sentirmos o rosto limpo.
Ao contrário de outros produtos para pele acneica e oleosa, que tendem a deixar qualquer um com uma sensação de secura e repuxamento, isso não aconteceu com este tónico. Aplicámos tanto de manhã como à noite, e sentimos que ajudou a refinar a textura, a reduzir o brilho excessivo e a deixar a tez mais calma e uniforme, reduzindo a aparência dos poros.
Pimple Patch Invisible 8H, Garnier
Estes pimple patches entraram na nossa rotina numa fase, no mínimo, desafiante a nível cutâneo. Testámo-los quando a pele estava particularmente reativa, com imperfeições pontuais, e nunca esperámos que se tornassem rapidamente um reflexo automático sempre que surgia uma borbulha inesperada.
Aquilo de que mais gostámos foi a discrição. São finíssimos, quase impercetíveis na pele (os nossos colegas que o digam, sendo que os levámos várias vezes para o escritório), e funcionam tanto durante a noite como durante o dia. Ao fim de algumas horas, a inflamação fica visivelmente reduzida e a tentação de mexer desaparece. Ou, mesmo que permaneça, pelo menos estamos protegidos.
Dream Coat Supernatural Spray, Color Wow
Testámos este produto pela primeira vez com algum ceticismo. Afinal, prometer cabelo imune à humidade é sempre arriscado, especialmente para quem, como nós, tem fios indomáveis. Contudo, bastou a primeira utilização para percebermos porque é que este produto tem o estatuto que tem. Depois de ativado com o secador, o cabelo fica visivelmente mais liso, mais polido e com um brilho quase de salão.
O mais impressionante de tudo, além de não perder a leveza e o movimento (que é, para nós, algo completamente inegociável), é a durabilidade do efeito. Mesmo em dias húmidos, o frizz simplesmente não dá sinais de vida – e sim, isto aplica-se mesmo durante o intervalo que tem de ser feito entre lavagens. Descobrimos este produto tarde, mas valeu a espera completamente.
Gloss Absolu Glaze Drops, Kérastase
Nunca fomos fãs de óleos capilares, porque sempre sentimos que pesam demasiado e deixam o cabelo, lá está, oleoso. Isso mudou ao experimentarmos estas famosas gotas de brilho, que nos fizeram perceber que este género de produtos é o derradeiro remate para nos dar aquele ar de quem saiu do salão com os fios super bem tratados.
Este óleo leve foi formulado especialmente para cabelos com tendência ao frizz, grupo no qual nos inserimos. A fórmula com ácido glicólico e óleo de rosa silvestre envolve o cabelo, deixando-o com um acabamento glossy que quase reluz à luz natural. Já as deliciosas notas olfativas são um assunto completamente à parte, transformando o momento de aplicação num ritual (ainda mais) luxuoso.
Pitta Growth Serum, Champo
Este sérum é um tratamento tricológico cujos resultados se notam rapidamente. Pode ser aplicado no cabelo seco ou molhado, de manhã ou à noite, e a sensação de couro cabeludo revitalizado. Os que têm cabelo fino, a quem o produto se destina maioritariamente, podem sentir ligeiros resquícios, mas, no geral, a textura é confortável e fácil de incorporar na rotina.
Na prática, o uso diário é fácil e agradável. Começámos a usar no cabelo molhado, pois sentimos que, aquando a secagem, dá mais volume às raízes, couro cabeludo mais suave e fios com mais corpo, sem ressecar. Quem tem cabelo fino pode precisar lavar de manhã, mas a sensação de cabelo energizado e volume instantâneo é clara nas primeiras utilizações.