É impossível falar de felicidade sem falar de beleza. E se pensarmos na forma como sentirmo-nos bonitas vai afectar o nosso bem-estar e auto-estima, é seguro dizer que ir ao cabeleireiro é tão importante como ir ao médico. Está tudo relacionado com a necessidade de estarmos bem por dentro e por fora. No evento de apresentação da visão para a beleza profissional e inovação para 2018, realizado na Academia L’Oréal Produtos Profissionais, Gonçalo Nascimento, diretor da Divisão de Produtos Profissionais, disse ao Observador que Portugal está a deixar de ser um país de higiene e a tornar-se um país de beleza. “A mulher portuguesa está a aderir intensamente ao boom da maquilhagem, da coloração e dos cuidados de pele e isto significa que a beleza agora faz parte do conceito de felicidade da mulher portuguesa.”
E há dados interessantes: 68% das mulheres portuguesas preocupa-se com a aparência, embora ainda se foque nos cuidados básicos; 19% reconhece que as exigências relacionadas com a sua aparência contribuem para o seu nível de stress; e 47% das mulheres gostaria de ter mais tempo para tratar de si e da sua aparência.
É exatamente aqui que assenta a estratégia para este ano: 76% das portuguesas confia no aconselhamento do seu cabeleireiro. Este é, então, o momento para que os profissionais sejam reconhecidos pela sua arte.
A experiência dentro do salão e o mundo digital
Os salões são espaços de experiências e emoções. E aquilo que as consumidoras mais valorizam na sua ida ao salão é a dedicação, a empatia e a cumplicidade. Mas não nos podemos esquecer que o digital chegou e não vai parar. Isto significa que os profissionais têm de saber ser relevantes online ou acabarão por se tornar irrelevantes offline. Os espaços físicos têm de ter a paixão que conquiste a consumidora mas os espaços online têm de conseguir mostrar essa paixão, a experiência dos profissionais e as técnicas inovadoras, como forma de aumentar as idas ao salão.
Para isso, a Divisão dos Produtos Profissionais da L’Oréal vai lançar este ano a nível mundial uma poderosa plataforma online de E-learning: o Access, a plataforma mais moderna a existir online e que visa educar os cabeleireiros. O objectivo é tornar 100% dos profissionais formados. Aqui, vai-se apostar no “Edutainement” que significa educação + entretenimento, tornando-se assim uma melhor forma de aprender. Com esta plataforma vai chegar-se não só aos profissionais que se deslocam às duas academias de Lisboa e Porto e centros espalhados pelo país, mas também todos aqueles profissionais que tenham acesso online.
Haverá alguma outra profissão que esteja tanto tempo em contacto físico com o seu consumidor? “O cabeleireiro acompanha tantos momentos mágicos da nossa vida. Falamos do primeiro corte de cabelo, o batizado, as comunhões, as graduações, a primeira entrevista de emprego, o primeiro encontro romântico, o casamento até... A magia da profissão do cabeleireiro é imensurável e há que colocar estes extraordinários profissionais a ser aquilo que já são: estrelas. O próprio cabeleireiro tem de ser um influenciador. Podemos refletir sobre como a profissão de cozinheiro passou a chef. Este percurso deve servir de exemplo aos cabeleiros que têm de trabalhar a sua visibilidade e relevância online e offline”, diz Gonçalo Nascimento.
Se o cabeleireiro é um “expert” em quem confiamos o nosso cabelo praticamente a vida toda, a Divisão dos Produtos Profissionais da L’Oréal – com as suas marcas: L´Oréal Professionnel, Kérastase, Redken, Shu Uemura, Decleor e Carita - acredita que além da competência técnica, é preciso desenvolver valências para modernizar a beleza profissional. Uma delas será a formação com Alexandre Monteiro, especialista em decifrar pessoas, que vai dotar os profissionais com técnicas para criar relações com as consumidoras e se tornarem líderes de confiança.
As cinco grandes tendências de cabelo para 2018
A par da modernização da beleza profissional, a Divisão dos Produtos Profissionais da L’Oréal está atenta às tendências que influenciam o mundo em todas as áreas e vai assentar as suas inovações em cinco grandes tendências.
As escolhas naturais também no cabelo e na pele
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com as questões dos produtos biológicos, da alimentação vegan e com tudo o que seja natural, pelo que esta tendência da naturalidade também vai chegar aos cabelos com a primeira coloração 100% vegetal de L´Oréal Professionnel. A linha, chamada Botanéa, vai ter também uma gama de tratamento capilar natural e vegan, com embalagens eco-responsáveis. A seguir a mesma tendência, Kérastase reforçar a sua linha Aura Botânica 98% de origem natural, com importantes inovações. E em grande crescimento está também a Decléor, a marca de skincare natural que assenta em conceitos tão atuais como o mindfulness.
A coloração é a nova maquilhagem
A par com a procura por produtos cada vez mais naturais está a coloração que está a crescer mais do que qualquer outro mercado. Pode-se mesmo dizer que a coloração é a nova maquilhagem e, para isso, vai chegar a Color Addict Flash de L’Oréal Professionnel, um serviço rápido que cria um novo visual até quinze minutos. É uma coloração em geleia de fácil aplicação, sai em uma lavagem como uma maquilhagem e permite também fazer madeixas express até seis tons de aclaramento em segundos. Redken segue a mesma tendência e vai trazer as Color Gels – uma coloração que cobre como um creme e ilumina como um gel, com baixo teor de amoníaco.
Os cabeleireiros são os médicos do cabelo
A seguir a tendência de que os cabeleireiros são cada vez mais vistos como os médicos dos cabelos, os salões vão apostar na tendência da medicalização com utensílios modernos que beneficiam a experiência da consumidora. Kérastase vai proporcionar diagnósticos capilares simples e rápidos que são depois partilhados com a consumidora via digital e, para levar a experiência profissional para casa. No skincare profissional Carita lançou no final de 2017 a My C.L.E., um aparelho de beleza facial que permite criar quatro programas de beleza com quatro resultados.
Experiências personalizadas para cada cabelo
Queremos experiências cada vez mais personalizadas e essa tendência é também uma preocupação que a L’Oréal Professionnel visa responder este ano com a sua gama Pro|Fiber que cria um serviço à medida para cada secção capilar e com a PowerMix, as primeiras máscaras personalizadas altamente concentradas em ingredientes puros e bem ecriadas no momento. Já Kérastase vai potencializar Fusio-Dose com as 20 combinações possíveis, o que permite um tratamento personalizado no momento e que transforma o cabelo da consumidora.
Especificamente para homens Redken vai trazer uma nova gama ao grupo – Redken Brews – com produtos eficazes para cabelo, pele e barba.
Do salão para casa
A última tendência é aquela que procura levar a experiência do salão para casa e fazer com que a beleza profissional possa ser continuada. Para isso, as marcas profissionais vão apostar em produtos em tamanho de viagem, em amostras que ajudem a recrutar mais consumidoras, em coffrets para momentos chave do ano em que a consumidora procura oferecer beleza, em bolsas de verão com produtos e outras formas de levar a beleza para fora do salão.
A forma como as consumidoras olham para os cabeleireiros e para as experiências no salão é o fio condutor para todas as inovações que a Divisão de Produtos Profissionais da L’Oréal procura trazer a Portugal. Porque a beleza profissional não são os produtos – é difícil encontrar um produto mau no mercado. São as pessoas, a arte, o conhecimento, a empatia e a cumplicidade que se cria dentro de um salão.