Já lá vai o tempo em que usávamos sabonetes em barra para as mãos, roupa e rosto. Normalmente associamo-los às imagens das nossas avós, sempre de sabão azul e branco na mão – que, por sinal, servia para tudo, prometendo resultados incríveis em qualquer coisa que tocasse.
A passos largos, o sabonete em barra foi caindo em desuso, à medida que outras texturas (inovadoras, na altura) iam proliferando na indústria, ocupando, cada vez mais, um lugar de referência. A obsessão é tal que até as sombras líquidas começaram a ganhar expressão, por exemplo.
Como sempre, as tendências acabam por inverter-se, e os sabonetes em barra vão estando cada vez mais presente nos cuidados de rosto dos amantes de cosmética, que estão sempre numa procura incessante por produtos que vão ao encontro das necessidades do público. Por isso, quer precise de combater a acne ou de deixar a pele mais luminosa, estes sabonetes são ótimas adições para a sua rotina de beleza – e vão desarmar qualquer amante dos líquidos.
Até as marcas mais conhecidas já aderiram à tendência. Desde a Nivea, com a linha Naturally Clean, constituída por sabonetes veganos, à Garnier, com a linha Pure Active, cujos produtos contém carvão e ácido salicílico, a oferta é vasta. Além disso, todos eles vêm em embalagens amigas do ambiente (adeus, plástico; olá, papel reciclado).