
O desfile de alta-costura outono-inverno 2025/26 da Chanel foi tudo menos um espetáculo ruidoso. A marca retirou-se do frenesim habitual e elevou-se para um cenário quase suspenso, no topo do Grand Palais, em Paris. O ambiente, forrado com alcatifa branca imaculada e banquinhas num bege acolhedor, evocava os salões privados da Rue Cambon, frequentados apenas pelas clientes mais fiéis da maison.
Nesse mundo de um luxo mais recatado, a maquilhagem surgiu como uma extensão discreta, mas precisa da coleção inspirada nas terras altas escocesas: sofisticada, fria, requintada. E se lhe dissermos que recriar o look das modelos é possível? A marca partilhou um guia completo da pele aos lábios, passando pelos olhos e unhas, sobre o qual lhe contamos tudo.
Espreite os looks
A começar pela pele, que parecia quase translúcida e foi cuidadosamente trabalhada para parecer intocada – aquela "no-makeup makeup" básica, vá. Para conseguir o mesmo efeito, o segredo está em preparar bem a tez e apostar em produtos que elevem a luminosidade natural, missão na qual a base Les Beiges Touche de Teint ajuda. A marca recomenda que a aplique no centro do rosto e a esbata em direção às extremidades.
De seguida, e só onde necessário, pode aplicar o Le Correcteur de Chanel, já que a ideia não é apagar tudo, mas corrigir estrategicamente certas imperfeições. Por exemplo, um toque em redor do nariz, debaixo dos olhos ou sobre uma borbulha teimosa é mais do que suficiente para ter aquela tez quase perfeita, sem parecer que está a usar quilos de maquilhagem.
Para dar profundidade ao rosto, a Chanel propõe o tão famoso bronzer cremoso Belle Mine Ensoleillée, aplicado na linha do cabelo, maçãs do rosto ao longo do maxilar. Depois, para um toque de cor, é com o blush Joues Contraste Intense Rose Radiant. Este deve ser aplicado sobre o alto das maçãs do rosto e levado na direção das têmporas.
As sobrancelhas seguem a mesma lógica de marcarem presença, mas sem grandes exageros. A marca recomenda que escove os pelos e, de seguida, preencha as falhas com o Stylo Sourcils Haute Précision. Aqui, o objetivo é criar definição com naturalidade, respeitando a forma original das sobrancelhas.
Nos olhos, deverá aplicar o tom Taupe da paleta Les 4 Ombres 308 Clair-obscur em toda a pálpebra móvel e também rente às pestanas inferiores. Depois, pode adicionar o tom mais escuro no canto externo do olho, subindo ligeiramente para criar um efeito amendoado que alonga o olhar. O truque é esbater tudo para que as transições fiquem imperceptíveis – e finalizar com uma camada da máscara de pestanas Le Volume de Chanel.
Quanto aos lábios, a sofisticação surge em duas camadas: primeiro, com o batom Rouge Allure Velvet 77 Affranchi, um tom intenso com acabamento mate aveludado. Depois, adicione uma passagem do Baume Essentiel Transparent por cima para criar um ligeiro brilho, fazendo com que o efeito mate seja suavizado e lhe acrescente alguma dimensão.
Por fim, as unhas seguem a mesma estética de discrição, mas sempre impecáveis. Poderá começar por protegê-las com La Base Camélia, depois aplicar o Le Vernis, no tom 401 beach icon, que é uma espécie de nude que combina com tudo e um par de botas (literalmente). Por fim, a cereja no topo do bolo é uma camada do Le Gel Coat, que vai selar e dar brilho.