Por mais que seja uma ideia repetida até à exaustão, a verdade é que mesmo em Portugal, um País com muitos dias de sol ao longo de todo o ano, o hábito de incluir a proteção solar na rotina de beleza diária ainda não está completamente implementado. Este tipo de produtos continua a ser algo reservado para os dias de praia e piscina, e acredite que isso é a pior coisa que pode fazer pelo aspeto da sua pele — e pior, pela sua saúde.
Foi há cerca de 18 anos, quando uma grande amiga foi diagnosticada com cancro de pele, que Holly Thaggard começou a pensar diariamente em proteção solar. "A minha antiga colega de quarto estava a fazer a residência de dermatologia e comentei com ela sobre o diagnóstico de cancro da minha amiga. 'Holly, não é só sobre praias e biquínis, é sobre a exposição diária com que lidamos todos os dias', disse-me ela na época. E, a partir daí, comecei a sonhar com proteção solar", explica a fundadora da Supergoop!, marca de skincare focada em proteção solar acabada de chegar a Portugal.
Foi no evento internacional da Sephora, que decorreu em Paris em fevereiro, que a MAGG conversou com Holly Thaggard sobre a chegada da marca ao mercado europeu, em exclusivo através da Sephora. A norte-americana voltou o filme da Supergoop! atrás, que criou em 2007, e explicou-nos tudo sobre estes produtos, que além de uma forte componente de proteção, são donos das texturas mais agradáveis que testámos nos últimos tempos.
Mãe, ex-professora e sem qualquer experiência na área de beleza e cosmética, o diagnóstico de cancro de pele da amiga foi o mote para Holly querer saber mais sobre proteção solar. "Não estamos a falar só de cancro, mas de tudo aquilo que não gostamos de ver na nossa pele. A exposição solar faz-nos envelhecer, cria rugas, potencia a perda de elasticidade, a hiperpigmentação. Cheguei à conclusão que o FPS é algo que devia ser regra em todos os produtos de cuidados de rosto mas, quando fui pesquisar, percebi que era uma categoria adormecida, sem investigação, em que ninguém queria investir e sem inovação nenhuma", recordou a fundadora da marca.
E há uma era antes e depois da Supergoop!. "Quando comecei a pensar na marca, os produtos de proteção solar, de uma forma geral, tinham uma reputação péssima. As fórmulas eram densas e pastosas, faziam comichão, irritavam a pele", lembrou a fundadora.
Com a motivação de uns pais empreendedores e que sempre a incentivaram a fazer do mundo um lugar melhor, Holly Thaggard lançou-se de cabeça nesta aventura, sempre com a ideia de criar um produto de qualidade, com proteção, e que todas as pessoas quisessem incluir nas suas rotinas de beleza.
Depois de anos a fazer sucesso em vários pontos do globo, a Supergoop! chega finalmente ao mercado europeu e a Portugal, onde os seis produtos que representam o pontapé de saída da marca já estão disponíveis no site e nas lojas físicas da Sephora.
Os seis magníficos: do mais vendido ao preferido da fundadora, descubra as soluções da marca
No total, Holly Thaggard salienta que a marca detém mais de 40 fórmulas. Então, como é que foi feita a escolha sobre os produtos que lançariam a Supergoop! na Europa?
"Sabia que tinha de ter os nossos quatro best-sellers, bem como soluções de reaplicação ao longo do dia. O objetivo era também garantir que existiam produtos para várias necessidades, e optámos por esta base de lançamento. Temos aqui o produto mais vendido da marca, o Unseen, e também o meu favorito pessoal, o Glowscreen", salientou a fundadora, que não deixa de lado a hipótese de aumentar a oferta. "Começamos por aqui, mas queremos continuar a construir a marca."
Assim, tem agora disponível seis produtos da Supergoop! no mercado nacional. O produto mais vendido e um dos ícones da marca é então o Unseen, uma proposta de protetor solar invisível indicado para uso diário que funciona na perfeição como primer de maquilhagem, com acabamento aveludado e indicado para todos os tipos de pele.
Já o Glowscreen, o preferido de Holly, também pode ser usado como primer e confere à pele um acabamento luminoso e hidratante, podendo até substituir o seu creme hidratante pela manhã. A aventura da proteção solar continua com o Sheerscreen, uma proposta de largo espectro 100% mineral, que não deixa de ser leve e transparente, podendo também ser usada como primer, bem como com o Mattescreen, a opção ideal para matificar a pele e camuflar os poros.
Depois do quarteto de sucesso, o mercado português recebe também duas soluções de reaplicação: o Glowstick, um protetor solar translúcido em stick, e o (Re)Setting 100% Mineral Powder, que maquilha, suaviza e matifica a aparência da pele, absorvendo o brilho, e é ideal para reforçar a proteção ao longo do dia.
Todos os produtos têm um FPS30, à exceção do Glowstick, cujo fator de proteção solar é de 50+, e podem ser usados por crianças a partir dos 6 meses de idade, garante a fundadora. "Todas as fórmulas são indicadas para peles sensíveis, por isso podem ser perfeitamente usadas por crianças", diz Holly Thaggard.
Os produtos Supergoop! já estão disponíveis na Sephora, online e em lojas físicas.