O esforço para uma vida sustentável é um trabalho que deve ser feito a 360 graus. Devemos procurar os alimentos locais e sazonais, porque assim damos a oportunidade a pequenos produtores e diminuímos a pegada ecológica. Devemos moderar a obsessão por compras, porque a industria têxtil também é das mais poluentes. Devemos trocar o plástico por opções biodegradáveis ou reutilizáveis, porque sabemos os danos que este material está causar ao planeta. Devemos poupar água, devemos utilizar menos o carro, devemos reciclar. Mas e no universo da beleza, o que é que podemos fazer?
Com o aumento da consciência ambiental, a oferta de cosmética vegana, orgânica e sustentável tem vindo a crescer. A partir de agora, passa a haver mais uma hipótese no mercado nacional. A UpCircle chegou, em março, à loja online portuguesa Herbalista, a primeira a representar a marca inglesa de William e Anna Brightman. A premissa com que trabalham, e que se coaduna com a filosofia da plataforma de venda de produtos naturais, é de que “não devemos ter de escolher entre fazer a melhor coisa e conseguir os melhores resultados”, explica à MAGG Sílvia Rodrigues da Silva, fundadora da Herbalista, citando a própria fundadora da marca.
Colocando a tónica na sustentabilidade e no respeito pelos animais, a UpCircle escolhe ingredientes 100% naturais, excluindo os químicos na composição dos seus produtos, fazendo recurso de óleos essenciais.
Por exemplo: os grãos de café arábico, vindos de lojas de café em Londres, são reutilizados para construir alguns dos produtos, tais como esfoliantes ou sabonetes, o que permite dispensar a utilização de microplásticos, que quase sempre costumam incorporar este tipo de produto de beleza.
Em Portugal estão disponíveis três gamas: duas de esfoliantes, nos quais se utilizam os tais grãos de café — conjugados com outros produtos, que tornam o produto ideal para um objetivo e tipo de pele diferente — e outra com sabonetes e um serum.
Há três opções no conjunto de esfoliantes para o corpo (16,99€): o de tangerina com óleos essenciais, ideal para o tratamento da acne; o de hortelã-pimenta, mais indicado para poros congestionados; e o de erva-cidreira, antisséptico e adstringente, indicado para manter a pele firme. Dentro dos produtos para o rosto (14,99€) há um mix floral, hidratante e indicado para peles sensíveis e irritadas; um mix de citrinos, ideal para a pele seca; e ainda um mix de ervas, para peles oleosas ou mistas.
Os sabonetes (8€) são mais suaves, mas por terem textura, acabam por funcionar quase como um esfoliante. Na sua base têm a especiaria chai, mas há nuances entre os dois disponíveis: um inclui canela e gengibre (bom para peles irritadas, secas e sensíveis) e o outro cardamomo e funcho (bom para peles oleosas e acneicas).
Por último, o sérum (16,99€): inclui óleo de café, roseira-brava e espinheiro marinho, é bom para todos os tipos de pele, contribuindo para uma firmeza maior, ao aumentar o colagénio, sendo ainda bom para tratar manchas.