A partir desta quinta-feira, 30 de maio, o calor vai voltar – e de que maneira. Em alguns distritos, os termómetros vão chegar aos quase 40ºC, pelo que é expectável que os portugueses vão em romaria até à praia mais próxima. Por isso, se quiser tirar partido das boas temperaturas para perder aquele tom de lula do inverno, esta é altura certa.

E tão importante como manter-se hidratado é o facto de não dever, jamais e em momento algum, descurar a proteção solar. A conversa dos malefícios que a exposição solar acarreta pode parecer repetitiva e exaustiva, mas nunca é demais relembrar que o sol é dos maiores agressores da pele e que o bronzeado nada mais é do que uma resposta a essa agressão.

Os protetores solares são essenciais para reduzir o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele – e os danos provenientes da adoção de um comportamento irresponsável só são reconhecidos, na maior parte dos casos, quando já nem os cremes ou os lasers mais caros conseguem solucionar o problema. Não vamos deixar que isso aconteça, sim?

Contudo, pode sempre ganhar uma corzinha, desde que se proteja em condições e esteja ao sol nas horas de menos calor. Se precisar de uma ajuda extra, já há protetores que auxiliam a potenciar este processo sem colocar a sua saúde cutânea em cheque, como o Óleo Sedoso Corpo SPF30 ou os Leites Solares Hidratantes da linha Sunissime, da Lierac.

O calor está de volta. Previstos 39ºC em alguns distritos do País no feriado desta quinta-feira
O calor está de volta. Previstos 39ºC em alguns distritos do País no feriado desta quinta-feira
Ver artigo

O primeiro conta com um sistema de filtros de amplo espetro – o que, trocado por miúdos, significa que o protege contra os raios UVA, UVB, infravermelhos e até luz azul. Além disso, conta com um complexo antioxidante, bem como com uma textura leve e não-oleosa, que vai realçar o bronzeado.

Em relação aos Leites Solares Hidratantes, estes estão disponíveis em dois fatores de proteção solar (30 e 50, diga-se). A fórmula conta com o mesmo sistema de filtros de amplo espetro, ao qual se junta o extrato de algas vermelhas, que vai estimular a síntese de melanina, fazendo com que tenha um bronzeado uniforme.

Contudo, o mercado está recheado de outras opções. É o caso do Huile Solaire, do Institut Esthederm, do UV-Bronze Body SPF50+, da Filorga, ou até do Protetor Solar Photoderm Huile Bronz SPF50, da Bioderma. Também pode apostar em propostas de supermercado, como o SUN Protect & Bronze, da Nivea, ou o Ambre Solaire Ideal Bronze, da Garnier.

Espreite as nossas sugestões.