Com cinco filhos, 19 netos e 19 bisnetos, Doreen and Harold Lesage ultrapassaram no passado dia 10 de agosto um marco importante na sua história: os 70 anos do seu casamento. Unidos pela igreja desde 1954, o casal de Garden River, Ontário, no Canadá, não quis festejar esta etapa de outra forma senão com uma grande festa, onde convidaram 200 amigos e familiares para uma celebração sem igual. Pelo meio, confessaram qual é o grande segredo para a felicidade de um casal.

Um véu de gaze e um vestido de lençol. Mulher entra em trabalho de parto e casa-se no hospital
Um véu de gaze e um vestido de lençol. Mulher entra em trabalho de parto e casa-se no hospital
Ver artigo

“Nós sabíamos que tínhamos criado uma grande conexão logo desde o início”, disse Doreen ao “Soo Today”. “Ele pedia-me para ir ao cinema e para ir ver espectáculos na cidade com ele. Depois de dois anos de relação, estávamos a passar pela Whalen's Jewellers, em Sault, e ele perguntou-me se podia comprar um anel. Era como um anel de amizade”, acrescentou. No entanto, a relação ficou cada vez mais séria e a 10 de agosto de 1954 Doreen e Harold deram o nó, sendo que apenas cinco anos depois decidiram construir uma casa em conjunto e moram lá desde então.

No meio de tantos festejos, a pergunta que não quer calar foi respondida. Afinal, qual é o grande segredo para a felicidade de um casal e para um casamento de muitos anos? A resposta, ao que parece, é simples. “Percebermo-nos um ao outro”, disse Doreen. “Não vale a pena andarmos a discutir. O passado já foi e não vai voltar. Não se prendam aos acontecimentos passados e olhem para o futuro, para as coisas melhores que estão por vir”, confessou.

Além disso, Doreen também explicou que um bom sentido de humor é muito importante. A mulher até dá o exemplo do dispositivo Alexa, que o filho lhes comprou, que usa para brincar e perguntar ao filho se o comprou para fazer com que os pais se divorciassem. “Tudo o que ele tem de dizer é 'Alexa, quero ouvir Waylon Jennings. Alexa, quero ouvir Merle Haggard'. Telefonei ao meu filho e disse-lhe: ‘Nunca tive ciúmes do teu pai durante todos estes anos e agora só ouço Alexa, Alexa. O que é que estás a tentar fazer, dar-nos o divórcio?”, brincou.

Já Harold confessa que o sucesso para tantos anos de casamento é uma grande família, que ajuda em tudo o que é necessário nos bons e nos maus momentos. “Quem é que pode pedir mais do que isto?”, disse. Aliado a isto estão também as tradições familiares, uma vez que a família que vive perto do casal se reúne todos os sábados para o pequeno-almoço, transformando uma simples refeição no momento mais esperado da semana.