VIP significa very important person (pessoa muito importante). Seja lá o que isso for, a verdade é que praticamente todos os eventos de dimensão considerável têm uma área reservada a convidados e o NOS Alive não é exceção.

Situada no lado oposto ao palco principal do festival do Passeio Marítimo de Algés, esta área é um bloco gigante com um rés-do-chão e primeiro andar, com entradas dos dois lados. Ao centro, vários degraus com almofadas gigantes, uma espécie de anfiteatro onde é possível assistir aos concertos refastelado, sem empurrões e confusões. Mas lá dentro é onde a magia acontece.

Vista do palco principal a partir do espaço NOS
Vista do palco principal a partir do espaço NOS créditos: Paulo Fernandes / NOS Alive

Na varanda com vista privilegiada para o palco NOS há DJ, bares, comida e bebida, recantos criados para fazer fotos para o Instagram, casas de banho (claro), locais para descansar e, claro, muito espaço para circular, dançar ou apenas ficar na palheta com os amigos. Da varanda até ao palco principal são 162 metros de distância. É longe mas perto, uma vez que não há obstáculos visuais pelo caminho (nem tem de se por em bicos de pés para ver os seus artistas favoritos).

No corredor interior do espaço NOS há lugares para descansar
No corredor interior do espaço NOS há lugares para descansar créditos: Paulo Fernandes / NOS Alive

E como é sabemos o que é que acontece numa área supostamente reservada a VIP? Nós explicamos as regras da organização. Os jornalistas acreditados para fazer cobertura do festival podem entrar em duas ocasiões diferentes ao longo da noite, e por períodos de 30 minutos (embora com alguma flexibilidade). São acompanhados por assessores e podem fotografar e entrevistar quem ali se encontra. Após esse período, o que acontece na zona VIP fica na zona VIP. Mas desengane-se quem pensa que ali só existem famosos ou que é tudo à grande e à francesa.

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A MAGG questionou a marca de telecomunicações NOS, patrocinadora principal do festival desde 2008 (na altura Optimus Alive) sobre as regras do jogo na zona VIP, uma mega operação onde, ao longo dos três dias, "há 100 pessoas responsáveis pela operação do espaço, pessoas da equipa NOS, bem como pessoas alocadas ao catering, limpeza e segurança do local", explica fonte oficial da operadora.

Quem pode estar onde?

Bancada para clientes: Este espaço, criado em 2019, pode receber qualquer pessoa, desde que seja cliente da operadora de telecomunicações que patrocina o festival. "É um dos poucos sítios do festival onde é possível sentar confortavelmente e relaxar. É dedicado a clientes NOS e WTF, tem Wi-Fi e ecrãs dedicados para que se acompanhe mais de perto a atividade do palco NOS, para o qual a bancada tem, de resto, uma vista privilegiada. A bancada de clientes tem uma capacidade máxima de 335 pessoas sentadas, mas ao longo da noite passam por lá mais de 3 mil clientes", conta fonte oficial da operadora. Para entrar, basta mostrar o telemóvel.

Zona de convidados: Para entrar aqui, só com convite. "É o espaço onde a NOS recebe os seus parceiros. Tem dois andares, vários serviços, do catering à maquilhagem, carregamento de telemóveis, selfie spots e, mais importante, uma vista central e elevada para o palco NOS. A zona de convidados tem uma capacidade máxima de 900 pessoas em permanência, mas geralmente passam mais de 2 mil pessoas no espaço ao longo da noite", explica fonte oficial da operadora.

Carolina Patrocínio na varanda da zona VIP do NOS Alive
Carolina Patrocínio na varanda da zona VIP do NOS Alive créditos: Paulo Fernandes / NOS Alive

A sustentabilidade é, cada vez mais, uma preocupação de iniciativas deste género, e a NOS faz questão de aplicar este princípio no espaço reservador a convidados. "Todos os copos na zona de convidados são de plástico reciclável e são reutilizados. A NOS só trabalha com materiais de papel na zona de catering. Não há plástico", adianta a operadora.

Quem pode entrar na zona de convidados?

Não há bilhetes para zona de convidados. Ali, só entram pessoas que têm algum tipo de relação ou com a entidade organizadora do festival, a Everything is New, ou com o patrocinador principal e os convites são emitidos pela NOS, que os envia por email ou sms. "Convidados institucionais, parceiros comerciais, embaixadores da marca e influenciadores. Pessoas que partilham os nossos sucessos e com quem temos o maior gosto em partilhar uma vivência única de 3 dias tão especiais", explica a NOS. A marca salienta, no entanto, que não é qualquer famoso que recebe convite para a zona mais exclusiva do Alive. "Os embaixadores da marca e influencers convidados são os que já têm uma relação com a NOS ao longo dos anos e são mais de 100". 

No entanto, na edição deste ano, a operadora deu a oportunidade a cinco clientes de terem acesso a este espaço. Cada um teve direito alojamento, motorista e a ser acompanhado por nove amigos. "São na verdade duas rainhas e três reis – a Marisa, a Joana, o Miguel, o Gonçalo e o Diogo e vêm de todo o País". A experiência é 100% digital, desde o convite ao sistema de pagamento nos bares. "Tudo acontece a partir de uma pulseira NOS no braço com leitura digital que funciona para a entrada, consumo e saída". Essa pulseira é atribuída à entrada do espaço e tem de ser devolvida à saída, juntamente com um cartão e respetiva fita.

O que é que se come e bebe?

Duas coisas que não existem na zona VIP do Alive: dinheiro físico e comida e bebida à borla. Quando se chega, há um posto de carregamento de pulseiras porque os pagamentos são digitais. O carregamento pode ser feito por  multibanco, mbway ou Apple Pay. Quem lá está tem de pagar o que consome, usando o saldo disponível na pulseira. Há dois bares, um só de gins e vinhos, uma zona de pedidos de bebidas e comida, essencialmente finger food. Os euros são convertidos para créditos e é nesta 'moeda' que os preços são apresentados. Um hambúrguer com batatas chips custa 8,5 créditos, o mesmo preço de um bagel com queijo creme e salmão fumado. Uma bifana com batatas chips custa 8 créditos e, para os mais saudáveis há quinoa com cogumelos à Bulhão Pato por 5 créditos. Uma cerveja custa 3 créditos, uma coca-cola 2,5 e uma garrafa de água 1,5. O produto mais caro do menu é um Gin Bombay Premier Cru, a 11 créditos, seguido de um copo de vinho branco Parcela do Roseiral, a 10 créditos.

E coisas giras para fazer?

Logo à entrada, ao lado do posto de carregamento das pulseiras, é possível também garantir que, mesmo que caia ao chão, o telemóvel vai ficar bem protegido com uma capa de ecrã. Depois, entre um concerto e outro, nada como aumentar a coleção de selfies e fotos instagramáveis, nos spots criados especificamente para o efeito. Além da cortina de microfones coloridos, há uma parede com CD que refletem a luz e também uma moldura em tamanho XXL onde os convidados podem enquadrar-se no espírito festivaleiro (perceberam o trocadilho? ehehe).

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Fotos: Fotoverdiano e Paulo Fernandes / NOS Alive