Através de um comunicado, publicado pela televisão pública norueguesa NRK, Marius Borg Høiby quebrou o silêncio. O filho mais velho da princesa Mette-Marit da Noruega foi detido a 4 de agosto em Oslo, depois de ter agredido a namorada, uma jovem na casa dos 20 anos. As autoridades apreenderam também uma faca que estava espetada na parede do apartamento onde as agressões aconteceram.
"Na semana passada aconteceu algo que nunca devia ter acontecido. Cometi agressões e destruí objetos num apartamento quando estava sob a influência de álcool e cocaína após uma discussão. Tenho vários problemas de saúde mental o que significa que, durante o meu crescimento e vida adulta, tive e ainda tenho, desafios. Luto com problemas de toxicodependência há muito tempo, algo para o qual recebi tratamento no passado. Vou voltar a fazer tratamentos e levá-los muito a sério", pode ler-se no comunicado.
"O uso de drogas e os meus problemas de saúde mental não desculpam o que aconteceu no apartamento em Frogner na noite de domingo. Quero ser responsabilizado pelo que fiz e vou dar explicações verdadeiras à polícia", acrescenta ainda Marius, através do seu advogado, Øyvind Bratlien.
"Para mim, o mais importante é pedir desculpa à minha namorada. Ela não merecia nada do que aconteceu naquela noite, nem a pressão extrema da imprensa norueguesa e estrangeira de que foi alvo depois. Ser perseguida por fotógrafos e jornalistas numa altura como esta tem sido difícil de lidar. Também quero pedir desculpas à minha família. Sei que as minhas ações vos afetaram muito. A todos os que amo, peço desculpa. Isto nunca devia ter acontecido e assumo total responsabilidade pelas minhas ações", termina Marius.
Marius, de 27 anos, é o filho mais velho de Mette-Marit, fruto de uma relação esporádica. A futura rainha da Noruega e o príncipe Haakon têm dois filhos, Ingrid Alexandra, de 20 anos e Sverre Magnus, de 18.