
“E viveram felizes para sempre”. A princesa Märtha Louise da Noruega, de 53 anos, e Durek Verrett, de 50 anos, vivem um romance que cresceu numa onda de polémica com a sua história.
O documentário “Realeza Rebelde: Uma História de Amor Improvável”, disponível desde esta terça-feira, 16 de setembro, na Netflix, procura contar a história do casal e os desafios que enfrentou desde que foi tornado público o seu relacionamento, e conta com testemunhos da dupla.
Após dois anos do divórcio com Ari Behn, que morreu aos 47 anos, a princesa Märtha Louise apareceu em 2019 com o seu novo namorado. A filha do rei Harald V e da rainha Sonja, que renunciou aos deveres reais, começou a namorar com Durek Verret, um xamã norte-americano bissexual.
O namoro do casal foi marcado por diversas críticas por parte dos noruegueses, com comentários altamente racistas e também sobre a sua sexualidade. A carreira do xamã foi igualmente alvo de escrutínio, devido à promoção de práticas médicas sem comprovação científica eficaz.
Apesar de toda a controvérsia e das manchetes internacionais que estes fizeram capa, o casal deu o nó em agosto de 2024, numa cerimónia onde os meios de comunicação não puderam marcar presença, uma vez que era apenas reservada a família e amigos.
Agora, o documentário, que conta com a direção de Rebecca Chaiklin, retrata os acontecimentos que antecederam a cerimónia e os momentos vividos de resiliência e coragem.
"Acho que é importante para nós partilhar a história de resiliência, uma história que faça as pessoas inspirarem-se para viverem a sua verdade, sem se desculparem”, afirmou Durek Verrett à “People”.
“E acho que esse é um aspeto muito importante que queríamos partilhar com o mundo, especialmente no mundo de hoje. Com tudo o que está a acontecer, isso realmente dá às pessoas uma sensação de esperança e um sentimento de 'uau, eu posso viver livremente e viver a minha verdade, sabendo que posso ser exatamente como sou'”, continuou.
O documentário “Realeza Rebelde: Uma História de Amor Improvável” já está disponível desde esta terça-feira, 16 de setembro, na Netflix.