Joana Gonçalves é um rosto conhecido dos portugueses por ser amiga de celebridades como Herman José, Joana Cruz, Ana Patrícia Carvalho e também namorada do jornalista e comentador da SIC Notícias, Luís Pedro Nunes. A empresária, ligada à comunicação e marketing digital, revelou este domingo, 28 de janeiro, que está a lutar contra um cancro da mama.
"Cancro da mama - triplo negativo, é o diagnóstico que ninguém quer receber. Eu recebi. Faz hoje 13 dias que no banho senti um caroço na mama direita. Dia seguinte estava a ser vista pela amiga Catarina Ferreira Castro e os exames seguiram-se rapidamente. Agora, com o plano de ataque definido, vou dar início a esta luta. Com a certeza de que vou chegar vitoriosa ao final", explicou Joana Gonçalves na rede social Instagram.
De acordo com a informação disponível no site da Liga Portuguesa Contra o Cancro, este é um "subtipo de cancro da mama, caracterizado pela sua diversidade e por ser um tipo mais agressivo e com pior prognóstico". "Está associado a uma maior taxa de recidiva a 5 anos. No entanto, a longo prazo (mais de 10 anos) esta taxa é menor comparativamente a outros cancros de mama", pode ler-se.
Joana Gonçalves faz ainda um agradecimento à família, amigos e ao namorado. "Que, mesmo nas fases tristes, me levantam com a garantia que daqui a uns tempos estaremos todos a festejar. Sem vocês isto seria uma merda. Assim vai ser só um período duro que vai passar. E agora vamos começar a quimio para destruir este filho da p***! Façam a vossa palpação da mama, façam os vossos exames", alertou ainda a empresária.
Como fazer o auto-exame da mama
O auto-exame da mama deve ser feito tanto por homens como por mulheres, uma vez por mês. No caso de pessoas que menstruam, a palpação deve ser feita sete dias após o final do período. Para pessoas na menopausa, basta marca um dia fixo no calendário, para evitar esquecimentos.
Parte 1: observação
Em frente ao espelho, observe as mamas. Esteja atento a sinais como pele casca de laranja, assimetria excessiva, vermelhidão, líquido no mamilo.
Parte 2: palpação
De acordo com informação disponível no site da CUF, esta é a forma mais fácil de realizar esta fase do auto-exame. "De pé, colocar uma mão na nuca e, com a outra mão, percorrer a mama no sentido dos ponteiros do relógio, de fora para dentro, não esquecendo o mamilo e a axila. Depois, é só repetir na outra mama", pode ler-se. Qualquer anomalia deve ser comunicada a um médico e o auto-exame não substitui visitas regulares ao ginecologista e médico de família.