[notícia atualizada às 11h23 de quarta-feira, 15 de janeiro]
Ângelo Rodrigues está em coma induzido. Foi esta terça-feira, 14 de janeiro, que se ficou a saber o estado de saúde do ator, que se encontra internado no Hospital São José, em Lisboa. Em causa está uma infeção respiratória grave – pneumonia por aspiração –, que terá feito com que o artista de 37 anos tivesse de ficar sob observação.
No entanto, a SIC Notícias diz que já foi desentubado. Embora tenham sido divulgadas poucas informações até ao momento, sabe-se apenas que Ângelo Rodrigues se encontra estável e não corre perigo de vida, também de acordo com o canal de Paço de Arcos. O ator terá dado entrada na unidade de saúde no domingo, 12.
A CMTV avança que Ângelo Rodrigues, que tinha vindo do Porto na sexta-feira, 10 de janeiro, estaria hospedado no Evolution Lisboa Hotel, localizado na zona do Saldanha, na capital. Foi lá que se terá sentido mal, tendo pedido ajuda aos funcionários, que terão chamado o INEM de imediato. Contactado pela MAGG, o grupo SANA Hotels, ao qual pertence esta unidade hoteleira, não prestou qualquer informação sobre esta alegada estadia do ator.
A par disso, no programa "V+ Fama", do canal V+, Adriano Silva Martins, que apresenta o formato, deu a conhecer novos detalhes no que diz respeito a este tema. "Aquilo que conseguimos apurar é que o Ângelo tinha estado numa festa no sábado passado. Essa saída noturna parece que se alongou noite fora", avançou o apresentador, confirmando a data de internamento do ator.
Adriano Silva Martins também explicou que, depois de dar entrada nas urgências do hospital da capital, o ator foi transferido para a Unidade de Urgência Médica do mesmo – "os cuidados intensivos super intensivos", como o próprio descreveu. Ou seja, Ângelo Rodrigues está numa ala do hospital destinada aos casos que inspiram mais cuidados.
O internamento de Ângelo Rodrigues acontece depois de ter terminado um dos seus mais recentes projetos, "Quebra-Nozes e o Reino do Gelo", de cujo elenco fazia parte, assim como Angie Costa e Rita Rocha. A peça esteve em cena de norte a sul do País, tendo começado a 16 de novembro e tendo chegado ao fim no domingo, 5 de janeiro.
Veja as fotos da peça
Esta não é a primeira vez que o ator é colocado em coma induzido. Em 2019, o ator esteve dois meses internado no hospital Garcia de Orta, em Almada, na sequência de uma infeção generalizada, fruto de uma injeção indevida de testosterona. A par dos vários tratamentos e cirurgias a que foi submetido há cinco anos, Ângelo Rodrigues fez tratamento em câmara hiperbárica no Hospital das Forças Armadas, em Lisboa.
No que diz respeito à pneumonia por aspiração, esta ocorre quando líquidos, alimentos, saliva ou conteúdos gástricos entram nos pulmões em vez de seguirem para o estômago, provocando uma infeção. O problema é mais comum em pessoas com alterações no reflexo da tosse ou dificuldades de deglutição. Indivíduos sob efeito de álcool ou drogas correm maior risco, diz o site da CUF.
Quanto aos sintomas, estes são rápidos a manifestarem-se, sendo que podem acontecer entre uma a duas horas depois de as substâncias indevidas darem entrada nos pulmões. Dor no peito, tosse com expetoração ou sangue, febre, falta de ar, cansaço e até a confusão mental são alguns dos sinais a ter em atenção.