Bárbara Norton de Matos está há mais de dois anos afastada da representação, depois de ter recusado um papel na série “Os Vizinhos”, na TVI. Aos 45 anos, em conversa com Rita Ferro Alvim no podcast “N’A Caravana”, a atriz falou sobre a falta de trabalho nesta área.
“Aos 42 anos, foi assim o grande baque”, disse. “De repente, fiquei sem trabalho na televisão. Eu também, se calhar, estava um bocadinho mal-habituada, porque estive 12 anos com um contrato de exclusividade com a TVI e, quando saí da TVI, fui para a SIC e na SIC não tinha contrato de exclusividade. Mas, realmente, fui sempre tendo trabalho, novela atrás de novela. Antes de acabar uma novela, eu já sabia que ia fazer outra. Por isso, estava sempre segura. Fui muito organizada com dinheiro”, contou, acrescentando que “foi uma altura muito complicada”.
Apesar de não encontrar explicação para o que aconteceu, Bárbara Norton de Matos prefere olhar para a situação de uma forma positiva. “Porque senão ia ficar uma ressabiada e, quando nós ficamos com ódios e começamos a vitimizar e a culpa é deste e é daquele e vou odiar, não vais para a frente. Não dá, nem consegues pensar e ficas com essa revolta que ficas com tudo nublado no teu cérebro, nem consegues pensar em nada”, afirmou. “Tens de fechar e pensar assim: ‘isto não é uma coisa pessoal, isto acontece’. Há atores que não tiveram a sorte que eu tive”, continuou, admitindo que chorou após ficar sem trabalho na televisão.
A atriz também abordou o facto de estar a contar entrar na novela “Lua de Mel”, na SIC, depois de fazer “Amor Amor”, algo que não aconteceu.
“Tinham-me falado que, em princípio, ia entrar na próxima temporada da novela que eu estava a fazer na altura. Estava a contar com isso, por isso é que foi um bocadinho um choque maior. Estava a contar que ia entrar nesta temporada e tinham falado comigo que eu ia entrar. E de repente começam a gravar e ninguém me diz nada. Achei um bocadinho falta de noção. Ninguém me disse nada, nem avisaram que eu não ia entrar, que não estavam a contar comigo. Ou seja, eu estava a contar com aquilo e ninguém me avisou. Quando eu tento ligar para tentar perceber, ninguém me dá uma justificação, ou seja, foi sentir-me completamente descartável, vou ser sincera. Foi um desamparo gigante. Fiquei triste”, confessou.
Bárbara Norton de Matos falou ainda da possibilidade de voltar à televisão. "É verdade que um ator é sempre um ator, mas neste momento vou ser muito sincera, tinha de ser um papel com o qual me identificasse muito. Gostava de ter um desafio como vilã. Uma vilã à séria, que nunca fiz. E gostava de ter um desafio à séria", disse.
Contudo, já não vive à espera de ser contactada. "É um sufoco estar sempre à espera que alguém mande uma mensagem ou de um telefonema e acaba-se por não fazer metade das coisas. Por isso é que digo que era atriz, porque não estou à espera, já não tenho expectativas. Zero expectativa em relação a ser atriz, e zero tristeza. (…) Tenho um percurso de que, se nunca mais fizer um papel na vida, sinto-me de coração cheio", acrescentou.
A atriz terá recusado participar na série “Os Vizinhos”, da TVI, dado que o “papel era muito pequeno” e a personagem “não estaria muito vestida durante essa pequena participação”, tal como explicou Adriano Silva Martins na altura, na “Noite das Estrelas”, da CMTV.
Bárbara Norton de Matos revelou também um amigo e colega de profissão que a tem apoiado na sua decisão. "Só tenho um grande amigo de casa e que eu adoro, e que eu falei, que é o Rui Unas. É uma pessoa de quem eu gosto muito, desabafei várias vezes com ele, acompanhou este meu processo e deu-me imensa força", adiantou.